Destaque Pedrinhas Paulista

Secretaria da Educação de Pedrinhas está pronta para receber alunos seja em 2020 ou em 2021

 

A reportagem da Folha de Pedrinhas conversou com a secretária da Educação, Maria Tuccilli, sobre o andamento dos trabalhos de ensino neste período de pandemia e quais são as expectativas para o retorno das aulas presenciais. Segundo a secretária, o poder público vem se preparando e se adequando a nova realidade de ensino. “Não estamos medindo esforços para nos adequarmos às normas e diretrizes das medidas de prevenção ao coronavírus, tudo que está ao nosso alcance estamos fazemos”, salientou Tucilli. Questionada sobre quais seriam estas adequações, a secretária destacou a utilização da Plataforma iônica FTD Sistema de Ensino.

Frente ao momento delicado que todos os municípios estão vivendo hoje, e tendo em vista a longa jornada que ainda será necessário percorrer, a Secretaria da Educação e Cultura de Pedrinhas Paulista informou que acelerou e está disponibilizando um recurso de extrema importância para dinamizar as aulas e torná-las mais atraentes, onde o professor terá interatividade com todos os alunos simultaneamente. Esse novo ambiente digital vai permitir interação entre professores e alunos.

Segundo Tuccilli, nesta semana ocorreu uma capacitação sobre a Plataforma iônica da FTD, empresa responsável pelo apostilado, e está implantando este novo ambiente digital que irá facilitar a compreensão e aplicação da aprendizagem inteligente, interativa e prazerosa. Esta nova plataforma vai permitir também que os pais e responsáveis tenham acesso e acompanhem a aprendizagem dos seus filhos.

Todos os alunos já estão cadastrados na plataforma, o código de acesso está disponível no material didático. Tuccilli informou que o apostilado já está digitalizado na plataforma.

As apostilas e todo material didático necessário para a realização das atividades são entregues todo bimestre na escola, pois a mesma continua de plantão para atendimento aos pais. “Continuaremos também com as atividades remotas, entregues em casa para alunos que não têm acesso à internet”, esclarece Maria Tuccilli.

A reportagem da Folha de Pedrinhas também questionou a secretária Tucciili sobre a questão estrutural de proteção, em um possível retorno as aulas presenciais.

Tuccilli esclareceu que diante da enorme preocupação com a segurança e proteção à vida de todos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a Comissão Escolar de Gerenciamento da Pandemia Covid-19, reuniu-se remotamente para trabalhar as questões sobre quais seriam os procedimentos para um possível retorno às aulas.  A comissão é formada por membros da Educação, Saúde e pais, para analisar, refletir e tomar decisões a respeito das necessidades referentes aos cuidados e prevenção a serem adotadas.

 

Protocolos

Após profunda análise de todos os riscos e problemas que isto poderia trazer, decidiu-se então elaborar um Protocolo Sanitário para normatização da volta às aulas presenciais do município de Pedrinhas Paulista. Neste Protocolo Sanitário ficam estabelecidas todas as ações para que tudo ocorra da forma mais segura, conforme Resolução SEDUC 61, de 31/08/2020. Quando ocorrer o retorno presencial, as salas terão número de alunos reduzidos.

“Também continuaremos com as aulas remotas e on-line na Plataforma. Na questão do transporte escolar, haverá um cuidado especial com a higienização respeitando as normas de distanciamento social”, comenta a secretária que ainda complementou dizendo que haverá reorganização da distribuição da merenda. Toda a escola será higienizada adequadamente conforme o protocolo sanitário.

Tuccilli esclareceu que as atividades presenciais somente poderão ocorrer após 28 dias consecutivos na fase amarela do Plano São Paulo. A Secretaria da Educação e Cultura já está agendando capacitação para todos os funcionários das escolas, para que tenham claras as necessidades da aplicação do protocolo sanitário.

Leia Também