Desde o dia 11 de janeiro deste ano, Pedrinhas Paulista (SP) aguarda o resultado da investigação do segundo óbito suspeito para Covid-19 no município. Nesta sexta-feira (12), já são dois casos que aguardam o resultado que esclarece o motivo que levou ao falecimento dos cidadãos.
A redação da Folha de Pedrinhas recebeu questionamentos sobre o óbito que está em investigação e, segundo as últimas informações, a Secretaria da Saúde de Pedrinhas aguarda resultado do exame que foi feito em São Paulo.
O jornal conversou com o prefeito de Pedrinhas Freddie Nicolau (PTB) e indagou sobre a demora destes resultados. Ele explicou que a responsabilidade dos laudos é do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Assis e que o município está pedindo agilidade nas investigações. “Cabe ao poder público de Pedrinhas Paulista levar ao conhecimento de toda a população a verdadeira causa da morte, não podemos deixar óbitos suspeitos de Covid-19 serem contabilizados sem a comprovação da verdadeira causa”, destaca Freddie.
O prefeito ainda ressalta que a situação é uma questão de respeito aos familiares. “Infelizmente o país tem registrado milhares de mortes pela Covid-19, mas pessoas também morrem em decorrência de outras doenças. Nosso intuito é divulgar a verdade dos fatos. Por isso, temos buscado laudos autênticos que comprovem o motivo do óbito”, afirma Freddie.
O prefeito de Pedrinhas encerrou dizendo que a reclassificação é o procedimento usado em epidemiologia para definir a causa da morte de pessoas que faleceram por razões desconhecidas ou não comprovadas inicialmente. A reclassificação destes dois casos em Pedrinhas Paulista foi possível após a divulgação do novo guia de vigilância do Ministério da Saúde, dentro do contexto de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil.
A reportagem da Folha de Pedrinhas questionou o prefeito sobre o momento atual da pandemia em Pedrinhas Paulista. De acordo com Freddie, o município tem vencido a batalha contra a COVID-19. “Após um período difícil, onde chegamos a registrar mais de 40 casos ativos, estamos na casa de 1 dígito dos casos ativos e acreditamos que, com a união de todos, muito em breve, vamos zerar estes casos”, concluiu Freddie.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo