A dieta das crianças pode ser um pouco imprevisível, para dizer o mínimo. Mas, adicionando alguns superalimentos, é possível maximizar a inclusão de vitaminas, minerais, fibras e gorduras saudáveis em cada lanche ou refeição dos seus filhos. Para te ajudar, listamos 10 alimentos muito nutritivos para você preparar receitas deliciosas.
Frutas vermelhas
São fontes de muitos nutrientes e geralmente são fáceis de encontrar. Repletas de vitaminas e antioxidantes, também ajudam a atender a necessidade diária de fibras. Caso não esteja na época das frutas, tente usar a versão congelada nas receitas.
Peixes e frutos do mar
Excelentes fontes de DHA, um ácido graxo ômega 3 benéfico para o desenvolvimento do cérebro. Se seu filho não é louco por salmão, talvez goste das variedades enlatadas, como atum. Usar os peixes em saladas de macarrão também são uma boa pedida.
Sementes
Sementes de girassol e de chia, por exemplo, ajudam a suprir a necessidade de ingestão de gorduras boas, magnésio, proteínas e fibras. Elas podem ser usadas na hora do lanche, em sopas e saladas, cozidas ou em vitaminas.
Folhas verdes
Todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios nutricionais das verduras. Elas são ricas em ferro, cálcio, fibras, vitamina C, ômega 3 e ácido fólico. Mas como você pode ajudar seu filho a gostar de espinafre, repolho e couve? A resposta é: Comece cedo e não desista! Uma pesquisa recente mostrou que bebês que são introduzidos a vegetais logo no início são mais propensos a comer verduras, mesmo que desconhecidas, mais tarde. Seja paciente. Algumas crianças precisam ver os alimentos uma dezena de vezes antes de querer experimentá-los.
Vegetais e frutas laranjas
A boa notícia sobre as comidas laranjas é que mesmo que seu filho não goste de abóbora, batata doce, ou cenouras, frutas doces, como manga e caqui podem fornecer o mesmo teor de vitaminas A e C, potássio e licopeno. Mas não jogue fora os legumes laranjas sempre que seu filho torcer o nariz para eles. Experimente prepará-los de diferentes maneiras para ajudar seus filhos a aprender a gostar deles.
Grãos integrais
Dos mais tradicionais, como arroz integral e massas de trigo integral, até os mais exóticos, como quinoa, trigo mourisco, e amaranto, grãos integrais estão em alta. E não é nenhuma surpresa,já que eles reduzem o risco de doença crônica no futuro e melhoram a nutrição agora. Se os seus filhos não estão acostumados com o sabor e a textura, comece a adicioná-los ao cardápio aos poucos. Uma dica: Você pode cozinhar os grãos integrais em grandes lotes e armazená-los no freezer.
Frutas com muita água
Para ajudar seu filho a se hidratar, aproveite as frutas como melancia, melão e laranja. Além de hidratação, seu filho vai ter uma boa dose de fibras, vitaminas e minerais. Se ele não é um fã da textura de frutas e vegetais crus, você pode usá-los em vitaminas ou congelá-los em picolés saudáveis.
Iogurte natural
É cheio de bactérias benéficas, proteínas e cálcio – bom para os filhos manterem seus pequenos corpos saudáveis. Não se sinta obrigado a comprar uma variedade de iogurtes com adição de açúcar ou polpa de frutas. Eles são muitas vezes mais caros e cheios de açúcar. Em casa, adicione um pouco de açúcar, mel ou geléia no iogurte natural para ajudar na transição para um sabor menos doce.
Aveia
Muitas vezes ela é esquecida no período da manhã, especialmente por causa dos cereais. Mas a aveia tem benefícios como dar energia e fornecer fibras, ferro e proteína. Fica ótima com frutas secas, frescas ou congeladas, mel ou açúcar mascavo.
Fonte: Revista Pais e Filhos
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo