Cultura Destaque Imigração Italiana MIT Pedrinhas Paulista Pedrinhas Paulista Religião

Conheça um pouco da trejetória da vida do Imigrante Italiano Guglielmo Mondin

Guglielmo Mondin chegou em Pedrinhas Paulista um ano depois de sua família, em outubro de 1956, aos 17 anos de idade.
Seu pai, Antonio Mondin,o deixou na Itália para terminar o seminário. No entanto, por dificuldades financeiras não conseguiu finalizar sua formação. Recebia cartas de sua mãe daqui do Brasil, contando as histórias do país e de Pedrinhas Paulista. “Então eu me senti chamado para vir para cá”.
Início
Guglielmo classifica sua chegada ao Brasil como um retrocesso. Antes de vir ao Brasil ele estava morando em Veneza, uma cidade bem desenvolvida com relação ao Brasil. “Quando saí da Itália, já estava assistindo à televisão e tínhamos tudo em casa: luz elétrica, gás e água encanada”, relata. “Cheguei aqui e encontrei uma fazenda a ser desbravada, sem nenhuma comodidade, e tendo como iluminação apenas o lampião”, acrescenta. “Foi muito difícil porque era um retrocesso para mim, pois eu não tinha experimentado isso lá.
Eu nasci em 1939, no começo da guerra, e passamos por ela, mas nunca havíamos enfrentado uma situação sem comodidade como a que encontramos aqui”, completa.
Trabalho
Mas aos poucos Guglielmo foi se acostumando à nova vida. Não teve condições de estudar porque precisava trabalhar para ajudar no sustento da família. No primeiro ano trabalhou no campo, e foi se adaptando à situação, à língua, enfim à sua nova …..Confira matéria completa na Edição Impressa

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.

Participar do Grupo

Leia Também