O imigrante italiano Nicola Lecce é natural de San Giovanni Rotondo e filho de Giuseppe e Madalena. Ele é de família com mais oito irmãos, sendo que um deles não imigrou para o Brasil.
Vinda para o Brasil
Nicola contou que na Itália a família possuía propriedades, mas eram pequenas. “Era um sacrifício danado para nós”. Então ele e seu irmão Giovanni (in memoriam) tiveram a ideia de ir para outro país tentar a vida e estavam tirando passaporte para imigrar para o Canadá. Nesse espaço de tempo apareceu um tio, irmão de sua mãe, que estava nos Estados Unidos. “Ele perguntou o que estávamos fazendo e falamos da nossa ideia. Ele disse para não fazermos isso, porque a família sempre ficou unida”.
O tio então disse que estava abrindo uma colônia de imigração italiana em Pedrinhas, no Brasil. “Falou para virmos para cá e, se não nós déssemos bem aqui, nos chamaria para irmos para os Estados Unidos. Não tiramos mais o passaporte para irmos para o Canadá e em pouco tempo viemos para o Brasil”…. Confira matéria completa na Revista ‘Especial Imigração Italiana’
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo