Na manhã da sexta-feira (13) Freddie recebeu em seu gabinete alunos que foram premiados com bolsa de estudo. Na ocasião, ele explicou as novas concessões de bolsas de estudos para os estudantes. “No ano passado nós fizemos algumas concessões e mudanças na legislação para atender as pessoas do município. A legislação anterior só garantia bolsa de estudos às pessoas que estudavam no ensino público do município.
E nós temos a realidade de que alguns alunos durante o primeiro, segundo ou terceiro ano, buscam terminar o ensino médio no ETEC Centro Paula Souza em Assis”, explica Freddie.
Até então o aluno que concluía seus estudos no ETEC não recebia bolsas de estudos, mesmo sendo predinhense. Então, no ano passado, Freddie fez essa alteração, na qual qualquer aluno pedrinhense, desde que atenda aos requisitos de renda e mesmo que se forme em escola pública fora da cidade, possa ter o benefício da bolsa. “E no ano de 2022 a grande mudança que a gestão Freddie e Ana Cláudia fez, foi o aumento do número de bolsas de 18 para 37 novas bolsas concedidas. E a mudança que nós propomos na câmara foi de aumentar a renda per capta para a concessão dos benefícios. Até 2021 a legislação autorizava apenas as pessoas que tivessem a renda per capta de até um salário-mínimo. A nova atualização, vendo a realidade dos alunos que estudam à noite e trabalham durante o dia, e que ficariam de fora por conta do teto, altera o valor, o que permitiu que mais alunos fossem comtemplados com bolsas de estudos universitários”, ressalta Freddie. Essa medida faz parte dos compromissos assumidos por Freddie e Ana Claudia, que sempre ressaltaram que saúde e educação são os pilares de sua administração. “Essa proposta de ampliação de bolsas de estudos às pessoas que precisam, vem mais uma vez cumprir uma promessa de governo que eu e a Ana Claudia havíamos feito”.
Freddie ainda ressalta que as concessões de bolsas de estudos possibilitam que as pessoas tenham acesso ao ensino superior, e que faz parte do papel do gestor público. Outra mudança importante na bolsa de estudo é sobre o pagamento dos boletos, uma vez que os alunos pagavam e depois recebiam o reembolso dentro do percentual de 30%, 50% ou 70%. Freddie também ressalta essa mudança na legislação, fazendo com que a prefeitura possa primeiro dar a bolsa de estudos, para que o aluno pague com o dinheiro da prefeitura, para não precisar correr atras de recursos e depois prestar contas para receber as parcelas subsequentes.
Outra mudança, foi que primeiramente as pessoas deveriam ser aprovadas no critério de renda e depois tinham que prestar a prova para aprovação. Hoje, se a pessoa precisa, do ponto de vista econômico, ela vai ter a bolsa, e não precisa realizar a prova. A grande mudança foi que, a partir do momento que a pessoa tem a bolsa, ela tem que apresentar boas notas e bom desempenho. “Primeiro temos que dar boas condições para que todos tenham acesso ao ensino superior, e depois que ela teve a oportunidade, que ela possa lutar para ter essa bolsa, pois se ela tiver duas dependências ela perdera a bolsa”, acrescenta Freddie.
Na parte da manhã Freddie assinou os termos de compromissos novos e entregou os cheques aos alunos. No momento em que os alunos foram credenciados, já receberam duas parcelas retroativas mais o mês atual. Houve também uma nova legislação de um auxílio financeiro para o transporte dos alunos que estudam no ETEC em Assis, um recurso de R$ 250 reais
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo