Muito usado nos últimos anos, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais usadas dos últimos tempos, ficando atrás do Facebook que detém maior número de usuários. A facilidade de acesso e o design com diversos recursos conquistaram muitos usuários. Essa tendência se consolida como preferido entre jovens e empresários e empreendedores, que por meio de fotos ostentam bens de consumo.
Os avanços das mídias digitais têm provocado mudanças nas redes sociais e alterando os mecanismos de publicidade na internet. Apesar da liderança, marcada por 2,5 bilhões de usuários, o Facebook vem perdendo cada vez mais espaço para outras plataformas como o Instagram.
Segundo pesquisa feita pela ‘QualiBest’, divulgada pelo estadão, os brasileiros passaram menos tempo no Facebook: 46% dos entrevistados diminuíram a frequência na rede. Por outro lado, 24% afirmaram ficar mais no Instagram, enquanto 27% passaram a acessar mais o YouTube. Entre os motivos para a evasão do Facebook estão o interesse em outras redes (45%), propagação de notícias falsas (42%) e falta de inovação (35%).
Facebook ainda é o preferido em regiões menores
Apesar de o Instagram ser uma plataforma que reúne diversas possibilidades, muitas pessoas não se adequaram ou migraram para a plataforma, utilizando apenas o Facebook para atualizações de notícias. É preciso entender que as plataformas se atualizam constantemente, e cada uma delas possui uma característica marcante. A nível superficial é notável a presença de opiniões fortes no Facebook, uma vez que os usuários do Instagram apenas utilizam a plataforma para expor o estilo de vida.
Por outro lado a confiabilidade na plataforma do Facebook atrai públicos mais restritos, como em Pedrinhas Paulista, onde os interesses públicos são muito debatidos na rede. Contudo, é comum certo desgaste das plataformas, devido às atualizações que muitas vezes comprometem a confiabilidade. Vale ressaltar que em 2017 houve boatos de vazamentos de dados nos Estados Unidos e desde então tiveram muitos usuários que deixaram de lado o Facebook.
As plataformas não vão desaparecer de uma hora para outra, e é importante que haja cuidado com o uso delas. O Facebook é ainda a maior rede social do mundo, mas é importante conhecer outras redes para acompanhar as novas tendências. Que tal variar e pesquisar coisas novas?
A Folha de Pedrinhas conecta você com a notícia, estamos no Facebook, Instagram e YouTube. Siga nossas redes sociais, deixe um comentário. Levamos a notícia a sério.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo