Educação

Agricultor Andrea Vicentini participa de roda de conversa com os alunos da E. E. Prof° Dr Antônio de Benedictis

O Programa de Ensino Integral (PEI) tem o objetivo de contribuir na formação dos estudantes, dando suporte em atividades que possam ajudá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida, dessa forma, o programa se caracteriza pela singularidade da metodologia, gestão e planejamento da comunidade escolar.

Em 2021 a E. E. Prof° Dr Antônio de Benedictis passou a fazer parte das escolas estaduais que participam do Programa de Ensino Integral (PEI). Na grade curricular das escolas PEI estão inclusas disciplinas do Currículo Nacional Comum e disciplinas da parte diversificada, entre elas temos uma denominada ELETIVA, que é oferecida semestralmente, de livre escolha e tem o objetivo de atender e respeitar as reais necessidades dos alunos, focando no desenvolvimento do Projeto de Vida do estudante.

Pensando em valorizar e explorar o mundo agro, os professores Vanessa Domingues Bertolani e Juliano Almeida estão desenvolvendo aulas dessa disciplina eletiva com o título de “O QUE É QUE PEDRINHAS TEM?”, para os alunos do ensino médio que queiram conhecer e valorizar a história de empreendedores de soja e milho.

“Durante o mês de março, como nossa primeira atividade, tivemos o prazer de receber o senhor Andrea Vicentini na escola, onde numa roda de conversa, narrou um pouco de sua biografia e relatou algumas atividades desenvolvidas em sua propriedade, dando maior enfoque na adubação verde e na rotação de cultura, além de presentear os alunos com o belo livro de sua autoria Alegranzza”, destaca Domingues. “Num segundo momento tivemos a oportunidade de fazer uma visita a campo no Sítio Generoso do senhor Andrea, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar e conhecer um pouco sobre placas de energia solar e suas funções, sobre o manejo de terra que é uma prática realizada constantemente no local e puderam conhecer a nascente do córrego Água do Natal que brota em suas terras”. Tudo isso aconteceu graças à parceria com a Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista que cedeu o transporte até o local e, ainda, ofereceu um delicioso bate-papo. O projeto, que tem várias etapas, fica mais alguns meses em andamento com as atividades e com participação da comunidade. A redação da Folha de Pedrinhas vai acompanhar as novas etapas, e trará novas atualizações sobre como o projeto tem se desenvolvido.

 

Leia Também