Destaque Pedrinhas Paulista saúde

Anvisa aprova registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente contra a Covid-19 fabricada pela Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira, 24 de julho, a aprovação do registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente contra a Covid-19, fabricada pelo renomado laboratório farmacêutico Pfizer. Essa importante medida representa um passo significativo no combate à pandemia e na ampliação da proteção contra o vírus Sars-CoV-2.

A vacina Comirnaty bivalente é indicada para a imunização ativa com o objetivo de prevenir a Covid-19 e pode ser administrada em pessoas a partir de 5 anos de idade. Vale ressaltar que a indicação se restringe exclusivamente como dose de reforço, ou seja, é destinada apenas a indivíduos que já receberam pelo menos uma ou duas doses de qualquer vacina contra a doença, com aplicação sendo realizada no mínimo três meses após a última dose tomada.

A vantagem das vacinas bivalentes reside no fato de conferirem uma proteção mais abrangente contra a Covid-19, pois consistem em uma combinação de cepas diferentes do vírus Sars-CoV-2. No caso da Comirnaty bivalente, sua composição inclui a variante original (cepa Wuhan) e uma variante mais recente de circulação (cepa Ômicron).

Este registro é um marco importante para a imunização no país, visto que se trata da segunda vacina bivalente a ser definitivamente aprovada para uso no Brasil. Vale mencionar que a vacina Comirnaty já vinha sendo empregada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, pois havia recebido anteriormente a aprovação da Anvisa para uso emergencial.

A obtenção do registro definitivo é resultado de rigorosas avaliações de segurança, eficácia e qualidade por parte da Anvisa, que visa garantir que a vacina atenda aos mais elevados padrões de excelência. Com a aprovação, a Pfizer poderá continuar a fornecer a vacina ao país, contribuindo para ampliar o acesso à imunização e reforçar a proteção da população brasileira contra a Covid-19.

A Anvisa, em conjunto com as autoridades de saúde, reforça a importância da vacinação como uma das principais estratégias para controlar a disseminação do vírus e conter os impactos da pandemia. Encoraja-se a população a buscar informações junto às autoridades de saúde e a seguir as recomendações para garantir a proteção individual e coletiva.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.

Participar do Grupo

Leia Também