Dando continuidade à série de reportagens sobre as ações de segurança pública que estão sendo implantadas em Pedrinhas Paulista, a Folha de Pedrinhas entrevistou o prefeito do município, Freddie Nicolau (PTB), a respeito da construção do prédio onde irá funcionar o Destacamento da Polícia Militar. O local abrigará parte da tropa da Força Militar que, separada do regimento, prestará serviço ao município pedrinhense, ou seja, fora da localidade em que tem assento o corpo a que pertence.
“Desde a doação dos dois terrenos para a Polícia Militar e Civil, não houve engajamento das gestões passadas na questão. Tanto que já existia um projeto para essa construção de autoria do nosso Delegado Seccional Regional, Ricardo Fracasso, que está preocupado com a demora em ter um espaço próprio da Polícia Civil aqui na cidade de Pedrinhas Paulista. Então, em posse desses terrenos que foram doados em 2012, nós estamos buscando viabilizar recursos para a construção do prédio para a Polícia Militar. No momento, tanto a Polícia Militar quanto a Civil estão em prédios que são locados e custeados pela municipalidade.
Os dois terrenos doados estão localizados na Av. Brasil, um local estratégico de entrada da cidade. Então, ter nesse local um prédio da Polícia Civil e Militar, além de proporcionar uma maior representatividade, valorização e respeito às instituições policiais, vai trazer mais segurança para a cidade”, afirma o prefeito.
Nesta última semana, Freddie participou de uma reunião, por intermédio do Deputado Estadual Ricardo Madalena (PL), com o Secretário Adjunto da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Deputado Coronel Alvaro Camilo, que é subordinado direto do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o General João Camilo Pires de Campos. “Ele me atendeu de uma forma muito pronta e pude colocar a nossa vontade de construir os prédios aqui na cidade. Expliquei que Pedrinhas Paulista é uma das únicas cidades que não tem um prédio próprio para a Polícia Militar e falei da nossa diferença com outros municípios. Apesar de termos sido emancipados de Cruzália apenas em 1992, nos destacamos muito das outras cidades da região, temos, inclusive, o título de Município de Interesse Turístico, então é uma pena não termos um prédio para a polícia. Saí da reunião bem otimista, tendo em vista o comprometimento do Secretário pela causa.
Durante a reunião, ele me propôs dois caminhos. A primeira é a possibilidade de tentar enquadrar o projeto no ano de 2022, só que para isso seria necessário que alguns projetos na Capital, o que pode acontecer, sejam frustrados e aí poderia ocorrer um remanejamento e colocar o prédio da polícia em Pedrinhas. O Secretário ficou até surpreso e me disse que não tinha recebido esse pleito da cidade, sendo que ele já está no cargo há um tempo, desde o ano de 2018, quando foi nomeado pelo Governador João Doria.
Outra possibilidade que o Secretário me apresentou foi que se nós não conseguirmos fazer essa realocação em 2022, ele faria de tudo para deixar isso aprovado e inserido no orçamento para o exercício de 2023”, explicou o prefeito.
Ele ainda destacou que o projeto dos prédios para a Polícia Militar e Civil não são conquistas fáceis. “Acho importante a população saber da nossa luta por isso e queremos esclarecer qual é a realidade que estamos enfrentando nessa situação”, comenta Freddie.
O prefeito ressaltou que o prédio para a Polícia Civil de Pedrinhas Paulista teve essa tratativa por conta da iniciativa do Delegado Seccional Regional, que viabilizou esse pleito. “Esse projeto já tinha um início e nós entramos de cabeça para conseguir sua aprovação. Tendo em vista que não foi aprovado o valor do projeto, estamos fazendo esse intermédio. O que eu e o Delegado acertamos foi que era melhor nós termos um prédio novo com estrutura adequada para a polícia da cidade, ainda que não seja o prédio dos sonhos ou o que Pedrinhas mereça, do que a Polícia Militar e Civil permanecer em um prédio que não é deles e não é apropriado para as suas atividades”, declarou.
A expectativa é de que a aprovação do pedido para a construção do Destacamento da Polícia em Pedrinhas Paulista ocorra em 2022 ou, caso não seja possível neste próximo ano, em 2023. Por conta da morosidade da questão pública, é provável que a obra tenha início apenas em 2024. “O nosso objetivo nesses 4 anos de Administração Pública é cumprir as ações do nosso Plano de Governo. Quero dizer à população pedrinhense que estamos lutando muito para fazer o que propusemos. Aproveito para destacar também a importância dessas viagens que estamos fazendo para a cidade de São Paulo. A população tem me procurado nesses dias e estou fora, mas estou me doando muito pela cidade. Agora é um momento de pleitear recursos, tendo em vista que estamos antecedendo um ano de eleições. Estamos nos empenhando ao máximo e a expectativa é de que nos próximos anos Pedrinhas Paulista seja um grande canteiro de obras, então vamos poder estar cada vez mais próximos da população, cuidando das pessoas”, finaliza o prefeito.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo