Como editor chefe da Folha de Pedrinhas pude constatar ao longo de quase duas décadas o desempenho administrativo de duas pessoas com o sobre nome Di Nallo e já registrei por várias vezes os resultados de um outro Di Nallo, que deixou um legado de extrema competência.
Ao final das eleições em segundo turno e a vitória de Jair Bolsonaro, parei e fiz a seguinte reflexão, hoje os eleitores estão muito preocupados com a capacidade administrativa do candidato, ou quem será o responsável por tal função. A função administrativa ocupa tamanha importância ao ponto de mexer na economia mundial, o sobre e desce da bolsa de valores, do dólar tudo reflexo do rumo que o país vai seguir, com a eleição de um determinado candidato.
Antes mesmo de Bolsonaro ser eleito, um nome que foi muitas vezes citado foi o de Paulo Guedes, nome cotado para ser o ministro da área econômica, a importância é tamanha que o apresentador Willian Bonner questionou Bolsonaro, sobre um possível plano B, caso ocorresse um rompimento com Guedes.
A resposta de Bolsonaro gerou muitos memes nas redes sociais, pois Bolsonaro respondeu dizendo que quando se casa, não se pensa em separação e citou o caso de Bonner com Fátima Bernardes.
Saindo do âmbito nacional e se voltando para a realidade de Pedrinhas Paulista, a importância em administrar continua fazendo toda a diferença, pois mais do que desejar estar administrando um empresa é preciso ter capacidade para desempenhar tal função.
No município existem duas fortes expressões, que poderíamos nomeá-las como os pilares da economia local, Prefeitura Municipal e Cooperativa de Pedrinhas.
As duas entidades são responsáveis por grande geração de empregos em Pedrinhas Paulista e por isso a competência administrativa é de suma importância no desenvolvimento destas empresas.
Relato sobre a dinastia Di Nallo, Olhando para Pedrinhas Paulista é possível constatar que a história da Cap vai se fundindo com a do município.
O desenvolvimento da cidade tem sua forte expressão no agro, no lavoro no campo, sobre a capacidade administrativa dos Di Nallos, podemos começar com o senhor Alfredo Di Nallo, segundo os depoimentos a Cooperativa de Pedrinhas trilhou anos de sucesso sobre o comando de Alfredo, é muito comum encontrar depoimento de associados que tecem elogios ao ex-presidente da Cap.
Recentemente entrevistei várias dezenas de imigrantes que ao contar sua trajetória relatam a importância da entidade e a competência de Alfredo Di Nallo. Fato este que deixar ratificado o carisma que Ele tinha em administrar a Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas.
Os tempos passam e com o falecimento de Alfredo Di Nallo, uma nova diretoria toma posse, mas o desempenho da entidade não é o mesmo e a mesma enfrenta uma grave crise nos inícios dos anos 90.
Em 1994 após iniciativa de um grupo de imigrantes italianos, o Filho de Alfredo Di Nallo assumi a entidade, Franco Di Nallo é eleito e a partir dai a competência dps Di Nallos volta a colocar a entidade nos trilhos dos desenvolvimento.
Em um começo difícil, como já foi relatado pelo atual presidente da Cap, Franco Di Nallo, a Cap foi avançando com o apoio dos seus associados, que acreditaram no ressurgimento da Cooperativa e voltaram a entregar suas produções, de -lá para cá a entidade veio crescendo e se tornou hoje um grand porto seguro para seus associados, que não tem medo em pedositar suas produções, tendo em vista a segurança que a atual diretoria hoje passa, esta a mesma 23 anos sobre o comando de Franco Di Nallo.
Mas a competência em administrar parece ser um dom, do sobre nome Di Nallo, depois de duas trajetórias de sucesso Alfredo Di Nallo e Franco Di Nallo , a competência ainda continua desta vez não na iniciativa privada mas no setor público.
Atualmente a gestão Sergio e Toninho vem realizando um grande trabalho no município, independente que preferencias partidárias, grande parte da população tem elogiado o trabalho desempenhado ela atual gestão.
E quem é um dos responsáveis pela área econômica? Outra vez surge o sobre nome Di Nallo.
Atualmente a secretaria de governo da Prefeitura municipal de Pedrinhas Paulista esta sobre o comando de Luiz Andre Di Nallo, que é neto de Alfredo e sobrinho de Franco Di Nallo .
A expressão que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, foi superada, pois ao invês de duas vezes , são três.
São três gerações que, já demonstraram competência com Alfredo Di Nallo, no presente demonstram com Franco Di Nallo, que já está prestes a se aposentar e a gora surge mais um na linha dos Di Nallo que vem demonstrando grande competência em administrar.
As prefeituras de todo o Brasil vem enfrentando grande crise financeira e diante desta realidade a capacidade em trabalhar na área econômica é muito importante, muitos dos eleitos formam suas equipes de governo e esperam que cada um desempenhem bem a sua função e em Pedrinhas Paulista Luiz André Di Nallo vem fazendo jus ao sobre nome.
Eu gostaria de salientar no final deste meu editorial, que, ninguém consegue sucesso em uma empresa se não tiver trabalho em equipe, mas não podemos se esquecer que o sucesso de uma entidade sempre passa pelas fortes decisões que precisam ser tomadas, e tais decisões sempre pesam sobre quem esta a frente, seja de uma presidência ou uma secretaria.
Em tempos onde o fator capacidade administrativa é uma das grandes preocupações, o município de Pedrinhas Paulista, vem demonstrando que sua vocação além do turismo é também ser moradia de homens com grandes capacidades administrativas, seja no setor privado ou público.
Marcelo Souza
Editor