A publicação Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas, editada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estará sendo comercializada no estande da Embrapa, durante o XIX Congresso Brasileiro de Sementes, que será realizado de 14 a 17 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).
Na safra 2014/15, o Brasil produziu 208 milhões de toneladas de grãos. No entanto, a perda média dessa produção, devido a pragas nas unidades armazenadoras é estimada em 10%, segundo levantamentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Além disso, temos que considerar as perdas qualitativas, uma vez que podem comprometer totalmente o uso do grão produzido ou desqualificá-lo para outro uso de menor valor agregado”, alerta o pesquisador da Embrapa Soja, Irineu Lorini, um dos autores da publicação.
De acordo com Lorini, o Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas (MIPGRÃOS/MIPSEMENTES) objetiva integrar procedimentos e técnicas para o controle de pragas em unidades armazenadoras de grãos ou de beneficiamento de sementes. Para colocar o MIP em prática é preciso ter amplo conhecimento sobre a unidade de armazenagem, como por exemplo, identificar as pragas que causam danos em grãos e sementes.
Também compõe o MIP as medidas preventivas – limpeza e higienização das instalações – o emprego de métodos de controle preventivo e curativo, o monitoramento de pragas na estrutura armazenadora e nos grãos e sementes, e de estratégias de manutenção da qualidade do produto final. “A publicação é um referencial básico para que os responsáveis por unidades armazenadoras de grãos e beneficiamento de sementes assegurem alta qualidade no armazenamento”, ressalta Lorini.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo