Destaque Pedrinhas Paulista

ESPECIAL DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA:  Imigrante Italiano Luciano Tombolato trabalha na construção da Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

 

 

Recentemente a reportagem da Folha de Pedrinhas entrevistou o imigrante italiano e artesão Luciano Tombolato a respeito da sua produção de maquetes. No momento, ele está dando início a mais uma obra, que é inspirada na data de hoje, na celebração de Nossa Senhora Aparecida.

Luciano já produziu maquetes de importantes monumentos e locais de Pedrinhas Paulista (SP), que representam a cultura e a história do município. Obras como a reprodução em pequena escala da Paróquia de São Donato, do Portal da Cidade, da Arena de Eventos, da antiga cooperativa e do futuro Santuário de San Pio. Também foram feitas reproduções reduzidas de edifícios italianos, como a Torre de Pisa.

Nesta nova maquete, Luciano fez uma estimativa de completar a produção em cerca de 12 meses, sendo que já está empenhado nela há dois meses. Será feito uma réplica da  Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. É uma das maiores igrejas do mundo e está localizada no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo.

Segundo o artesão, será uma das obras mais desafiadoras que já enfrentou, sendo uma das maiores que já fez e que demandará bastante tempo e comprometimento. Mesmo depois de pouco tempo de produção, já é possível identificar a forma e alguns detalhes do Santuário. Luciano contou que tem estudado a arquitetura e a arte da construção para reproduzir em sua maquete, ressaltando que é um edifício bem complexo para se trabalhar em pequena escala, mas que a conclusão dela está dentro do prazo que estipulou.

Para acompanhar o avanço na produção da maquete siga as mídias sociais da Folha de Pedrinhas.

Leia Também