Destaque Imigração Italiana MIT Pedrinhas Paulista Pedrinhas Paulista Região

Imigrante italiano Luciano Tombolato é eleito embaixador do projeto “Pegadas que fizeram história em Pedrinhas Paulista”

O imigrante italiano Luciano Tombolato foi eleito embaixador do projeto “Pegadas que fizeram história em Pedrinhas Paulista”. A iniciativa será lançada oficialmente nas festividades de aniversário do município de Pedrinhas Paulista (SP) e é uma parceria do Grupo Manancial de Comunicação, responsável pela publicação da Folha de Pedrinhas e da Revista La Nostra Terra, e da Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista.

O projeto tem duas frentes de ação. A primeira é criar uma calçada com as pegadas dos imigrantes italianos e uma segunda calçada com as pegadas dos pioneiros brasileiros no município de Pedrinhas Paulista. Estes homens e mulheres marcaram a história da cidade. Infelizmente, muitos já faleceram. Alguns se mudaram para outras regiões, mas guardam em seus corações as lembranças desse município. Eles deixaram sua contribuição e um riquíssimo legado para a construção de Pedrinhas Paulista, que é considerada hoje um pedaço da Itália no Brasil.

A reportagem da Folha de Pedrinhas entrevistou o prefeito de Pedrinhas Paulista Freddie Nicolau (PTB) e a vice-prefeita Ana Claudia Gaeta Di Raimo (PL) sobre o projeto. “Essa iniciativa é muito bem-vinda e chegou em um ótimo momento. Estamos fazendo o planejamento de diversas ações que farão parte das festividades dos 70 anos de nossa Pedrinhas Paulista, e um projeto que valoriza os imigrantes italianos e os pioneiros brasileiros da cidade é algo que está em sintonia com a nossa programação. Pedrinhas Paulista é conhecida pela preservação de suas riquezas culturais e nossa gestão quer deixar registrado uma parcela de contribuição para que as futuras gerações possam se espelhar na trajetória de homens e mulheres que deixaram aqui um legado que merece ser preservado”, destaca o prefeito Freddie.

Sobre a escolha do Luciano Tombolato como embaixador do projeto, Freddie comenta que o italiano reúne todas as qualidades para representar esse projeto. “É um imigrante italiano que possui uma ótima reputação na cidade e construiu um legado que serve de exemplo para todos”, ressalta o prefeito.

Segundo Freddie, o objetivo desse projeto também é prestar uma justa homenagem aos imigrantes italianos e pioneiros brasileiros em vida. “Muitas homenagens são prestadas aos que já faleceram, atitude que merece o nosso respeito e que deixa os familiares muito felizes. Mas nosso intuito também é homenageá-los em vida e registrar esses momentos junto com seus familiares. A iniciativa faz parte das comemorações dos 70 anos de Pedrinhas Paulista”, diz o prefeito.

A vice-prefeita Ana Claudia destaca que “Pedrinhas Paulista possui fortes laços com a imigração italiana, assim como os desbravadores brasileiros, e o projeto vai valorizar estes homens e mulheres que, com muita luta e determinação, venceram vários obstáculos. Eles merecem todo o nosso respeito e consideração”, afirma.

Em declaração para a Folha de Pedrinhas, o CEO do Grupo Manancial de Comunicação, Marcelo Souza, conta que a Revista La Nostra Terra tem a honra de apresentar as riquezas culturais da cidade e que em diversas reportagens feitas foi possível registrar a trajetória de dezenas de imigrantes Italianos de Pedrinhas Paulista.

“Tivemos a oportunidade de constatar de perto vários relatos que são mais que histórias, são exemplos de vida. Com este know-how junto a vários imigrantes e pioneiros surgiu a iniciativa de criar o projeto denominado ‘Pegadas que fizeram história em Pedrinhas Paulista’. A iniciativa visa deixar para as futuras gerações a lembrança de dois grupos, os homens e mulheres que vieram da Itália e os pioneiros brasileiros, que juntos deixaram suas pegadas aqui em Pedrinhas Paulista e fizeram história. Eles merecem ficar como exemplo para as gerações futuras”, afirma.

A respeito do convite para ser embaixador do projeto, Luciano Tombolato diz que está se sentindo lisonjeado. “Quero agradecer ao prefeito Freddie, a vice Ana Claudia e ao diretor da Revista La Nostra Terra Marcelo Souza pelo convite. Tudo que eu puder colaborar para o bem de Pedrinhas Paulista estarei sempre a disposição. Vamos trabalhar juntos. Acredito que essa iniciativa vai acrescentar ainda mais valor aos costumes e tradições italianas de Pedrinhas, e é uma justa homenagem aos imigrantes italianos e aos pioneiros brasileiros”, finaliza Tombolato.

Embaixador do projeto “Pegadas que fizeram história em Pedrinhas Paulista”

O imigrante italiano Luciano Tombolato foi eleito embaixador do projeto “Pegadas que fizeram história em Pedrinhas Paulista”. Durante vários anos ele trabalhou como agricultor, contribuindo com a economia local. No momento, Luciano atua como artesão, auxiliando no fortalecimento e na manutenção da cultura italiana em Pedrinhas Paulista, sendo responsável pela criação de diversas maquetes que reforçam a riqueza cultural da cidade.

Filho de Vittorio Tombolato e Antonieta Valere Tombolato, Luciano faz parte de uma família numerosa, com outros dez irmãos. Vindo da região de Veneza, sua viagem até o Brasil demorou 17 dias de navio. Ele chegou ao país com apenas 6 anos de idade.

Uma das lembranças que Luciano partilhou com a Revista La Nostra Terra é que das 17 famílias que vieram junto com a sua para o Brasil, 16 desistiram e foram embora do país. Em sua viagem da Itália para o Brasil um dos companheiros de embarcação foi o monsenhor Ernesto. Luciano foi o primeiro coroinha de Dom Ernesto aqui no Brasil.

Projeto “Pegadas que fizeram história em Pedrinhas Paulista” – Calçada da Imigração Italiana – Calçada dos Pioneiros Brasileiros

O projeto prevê a criação de uma forma, que será feita pelo imigrante italiano Luciano Tombolato. Neste molde serão registrados os pés dos imigrantes italianos e dos pioneiros brasileiros.

O trabalho faz parte das comemorações dos 70 anos de Pedrinhas Paulista. Diversos imigrantes italianos e pioneiros brasileiros terão seus pés eternizados para as futuras gerações.

Após um período de muito trabalho registrando as pegadas dos homenageados, será construída, em 2022, uma calçada com estas formas.

A construção da Calçada da Imigração Italiana e dos Pioneiros Brasileiros será realizada em um local a ser definido pelos parceiros do projeto. Entre as opções estão a calçada defronte a Arena de Eventos e o terreno ao lado do Portal de Entrada da cidade.
Acompanhe o portal de notícias da Folha de Pedrinhas no folhadepedrinhas.com.br e fique por dentro de mais informações sobre o andamento desse projeto.

Leia Também