Destaque Pedrinhas Paulista

Jardim de infância de Pedrinhas Paulista recebe troféu de fidelidade do Sistema Positivo de Ensino

Na segunda-feira, dia 9 de novembro, o Jardim da Infância de Pedrinhas Paulista, conhecido agora como Associação Assistencial Maternidade e Infância São Domingos Sávio, recebeu o troféu de fidelidade pelos 25 anos de parceria com o Sistema Positivo de Ensino. O Sistema Positivo de Ensino tem escolas parceiras espalhadas por todo o Brasil e Japão, e o Jardim de Infância selecionou o método devido ao grande reconhecimento e metodologia inovadora.

A Folha de Pedrinhas conversou com Rosa Costa Gomes, que é Coordenadora Pedagógica do Jardim de Infância de Pedrinhas Paulista e está há 7 anos na gestão da instituição. Ela nos contou que é o segundo troféu que o jardim recebe. “Recebemos um quando a instituição completou 20 anos de parceria, e agora com 25 foi uma surpresa, ficamos muito felizes”, comenta Rosa.

Representando a diretoria e a equipe pedagógica do Jardim de Infância, a coordenadora contou que o Jardim já existe há mais de 60 anos e é uma instituição filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos. O espaço era um sonho do Monsenhor Dom Ernesto Montagner na época da colonização da região, pois ele via a necessidade de abrigar as crianças filhas dos colonos, dos imigrantes e dos migrantes, que chegavam aqui e começou a pensar na possibilidade de abrir uma creche aqui no Brasil. Segundo a coordenadora, o sonho amadureceu e, com a ajuda de autoridades locais e das freiras católicas, foi dado início a entidade. Logo se inseriu a alfabetização e, na década de 70, tornou-se a Associação Assistencial Maternidade e Infância São Domingos Sávio, nome que permanece até hoje.

As atividades presenciais no local de ensino foram suspensas no dia 18 de março deste ano por conta da pandemia da Covid-19. Desde então, a equipe tem disponibilizado materiais online para que as crianças atendidas pela instituição não fiquem sem conteúdo. Lembrando que o jardim atende crianças de 0 a 6 anos e, por isso, o foco não é alfabetização, mas sim a interação com outras crianças, o que sem sido muito difícil nesse tempo de quarentena.

Para Rosa as famílias tiveram um impacto muito grande quando se depararam com a tarefa de ser escola também. “A família ficou sem saber o que fazer”, comentou a coordenadora, que entende a dificuldade dos pais que precisam sair de casa para trabalhar, pois muito do que se aprende na primeira infância deriva das experiências das crianças na escola, como limites e rotinas.

 

Ensino Positivo

O material de ensino Positivo é um material que, assim como outros de qualidade, é desafiador e ao mesmo tempo satisfatório. A instituição se mantém com o sistema Positivo há anos, e os resultados refletem uma boa produtividade das crianças em relação ao aprendizado proporcionado. Em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina as normas e diretrizes, tanto para escolas publicas e privadas para elaboração de materiais didáticos, o Jardim de infância tem conseguido dar conta do propósito, que é preparar as crianças para as séries iniciais.

A parceria com o Sistema Positivo vai muito além dos métodos, que se mantém ininterruptamente há 25 anos, pois a relação de ensino-aprendizagem se estendeu para os professores também. Desde Março, quando as aulas foram suspensas por conta da pandemia, as professoras estão fazendo cursos e estudando. Os cursos são oferecidos pelo Sistema Positivo. “O respaldo é bem grande, temos diariamente lives, cursos para professores, cursos para gestores, no qual pudemos aprender muito durante esse tempo”, ressalta Rosa.

No ultimo mês, os educadores voltaram para a instituição para gravar aulas para os pequenos, a expectativa para volta às aulas é grande, porém não depende só da vontade. Ainda há diversas questões que precisam ser definidas, como a questão sanitária. No momento, toda a equipe do Jardim se colocou a disposição das famílias, para eventuais dúvidas e dificuldades, pois as crianças sentem falta da interação umas com as outras.

É preciso reforçar que, cerca de 8 meses depois da data de inicio da pandemia,  Pedrinhas Paulista ainda registra números alertas de suspeitos, e isso é um problema que precisa ser solucionado, pois afeta diretamente a manutenção dos espaços físicos.

Para o ano que vem diversas propostas estão sendo pensadas, mas é necessário adequá-las à nova realidade. Vamos cuidar das famílias e das crianças. Continuem se protegendo, usem máscara e higienize as mãos, sempre que possível.

Folha de Pedrinhas levando a sério a notícia

Leia Também