Destaque Geral Pedrinhas Paulista saúde

O sucesso do ‘Mutirão contra o Aedes Aegypti’ depende do apoio da População

Um importante trabalho de combate ao Aedes Aegypti será realizado em Pedrinhas Paulista, neste dia 04 de março.  Trata-se de um mutirão de limpeza para combater os principais focos do mosquito transmissor da dengue, Zica e Chicungunya. Com esta ação a Prefeitura de Pedrinhas Paulista, está intensificando a procura aos pontos de focos de lixo espalhados pela cidade. Esta ação conta com uma parceria de toda a sociedade, Igrejas, Escolas e população em geral.

Com este mutirão, a Prefeitura de Pedrinhas Paulista quer lembrar a população que a melhor maneira de se evitar a doença é manter sempre limpos os quintais e todos os objetos que possam servir de criadouro do mosquito, além de trazer a tônica do trabalho que vem sendo realizado por todo o país, e cuja luta só é possível com a mobilização de todos.

A Secretaria de Saúde de Pedrinhas, contará com 15 equipes que estarão percorrendo os domicílios, orientando a população e retirando todos objetos que acumule água, impedindo assim a proliferação do mosquito.

A secretária Zilda, destacou que ‘não temos nenhum caso de dengue registrado, pois o trabalho está sendo continuo através dos agentes comunitários e agentes de vetores,’ salienta Cimonetti.

Segundo a secretária da Saúde de Pedrinhas Zilda Cimonetti, “Os mutirões são importantes por que estamos em um período crítico do ano de alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. Estamos intensificando os trabalhos e fazendo uma varredura para evitar a transmissão da doença,” afirmou.

Zilda, ainda completou afirmando que o combate à dengue é uma responsabilidade não só dos órgãos públicos, mas de toda população. O mosquito Aedes Aegypti se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas, são de fundamental importância para a redução. E quem sabe a erradicação desta doença no município.

Finalizando, Zilda disse que ‘é muito importante o morador colaborar com este mutirão, tendo em vista que estamos encontrando grande quantidade de larvas,’ alerta Cimonetti.

Visando o êxito deste mutirão, foram feitas diversas campanhas de divulgação convidando a população a participar, foram feitas orientações a população com os agentes e com carro de som.

Aos sábados os agentes visitaram casa por casa, e com isto foi desenvolvido um mapeamento do município e descobrimos que estamos acima da média permitida de infestação de larvas do Aedes, por isso a importância de nosso trabalho junto à população.

O Disk denúncia de foco de dengue já está funcionando no 3429-1000 falar com a Elza ou com algum agente de vetores.

Zilda, finalizou dizendo “Eu que já estive na linha de frente no combate a dengue como enfermeira, sei que não é fácil, por isso peço a população que receba os agentes em suas casas e que colaborem com a limpeza do seu quintal, pois só assim poderemos juntos derrotar esse mosquito.”

A gestão Sérgio e Toninho, não tem medido esforços para que o setor da Saúde tenha recursos e condições de atender as necessidades dos pedrinhenses.

 

Leia Também