Destaque Pedrinhas Paulista

Pedrinhas Paulista inicia hoje a gincana de combate à dengue

Com o objetivo de diminuir os focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti na cidade, a Prefeitura de Pedrinhas Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, organiza entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro a primeira edição da “Gincana de Combate à Dengue”. Participam os alunos do ensino infantil ao médio das escolas Giuseppina Di Loreto, Francesco Romano, Clovis Manfio e Antonio de Benedictis, além do jardim de infância.

A agente de endemias Elza de Souza disse, em entrevista para o jornal Folha de Pedrinhas, que a gincana foi organizada como uma das estratégias do município para a Semana Estadual do Combate à Dengue: “Os alunos das escolas aqui de Pedrinhas já fizeram cartazes de conscientização contra a dengue, que serão pregados pela cidade, pelo comércio e por repartições públicas. A partir da próxima segunda-feira, começa a gincana. Nós observamos que existe lixo jogado em alguns pontos da cidade, copos plásticos, tampas de garrafa, entre outros. Então organizamos a gincana para mobilizar esses alunos a também recolher esses objetos”, disse. Os estudantes poderão levar os materiais recolhidos diretamente para suas escolas.

A gincana, segundo Elza, não será um torneio de escola contra escola, mas sim uma disputa interna, entre as salas das próprias instituições de ensino: “Vão disputar entre eles. Sexto contra sétimo, oitavo contra nono, e por aí vai. A sala que arrecadar mais itens, ganha”, afirmou. Os prêmios variam entre um passeio em um Shopping Center de Londrina, uma rodada de pizza e uma tarde recreativa.

Para ganhar, os alunos devem levar para as escolas objetos como plásticos diversos, embalagens de alumínio, borrachas e sucatas no geral. A origem destes itens pode ser desde coletas feitas em casa quanto nas casas de vizinhos, estabelecimentos comerciais e, até mesmo, recolhidos das ruas. Só não serão aceitos artefatos perigosos, como vidros, por exemplo. A lista com os materiais aceitos e a pontuação de cada um deles foi entregue aos alunos ao longo desta semena.

 

Dengue em Pedrinhas Paulista – A agente de endemias disse que já existem dois casos suspeitos de dengue em Pedrinhas, mas ainda não há confirmações. De acordo com ela, a precaução em casa é fundamental para evitar a doença: “Fiz um índice larvário em outubro e já foi registrado um número alto. Piscinas descartáveis, pneus, lonas, entre outros objetos, são propícios para criar larvas do mosquito. Já achei larva até em lata de óleo com água. Todo cuidado é pouco”, finalizou Elza.

Leia Também