Destaque Pedrinhas Paulista saúde

Pedrinhas Paulista já está preparada para receber as doses da vacina contra a Covid-19

Nesta noite de quarta-feira (20), a Folha de Pedrinhas teve oportunidade de entrevistar o prefeito Freddie Nicolau (PTB) a respeito da chegada das vacinas contra a Covid-19 no município de Pedrinhas Paulista (SP). 

Segundo Freddie, o momento é de muita expectativa para todos os pedrinhenses. Ele explicou que Pedrinhas faz parte do Departamento Regional de Saúde de Marília (SP), junto com outros 61 municípios.  De acordo com o cronograma estadual, cidades menores como Pedrinhas Paulista, receberão as primeiras doses a partir de amanhã (21), doses essas que correspondem a 4% do limite que está programado para ser repassado aos municípios. Em Pedrinhas, esse número representa um montante de 39 doses. 

O prefeito ressaltou que hoje (20) participou de uma reunião regional de Marília e, segundo informações, todas as cidades estão programadas para realizarem as primeiras aplicações das doses na equipe de saúde da linha de frente da Covid-19. Sendo assim, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas, recepcionistas e profissionais de limpeza do setor serão os primeiros a serem imunizados. 

A expectativa é de que toda semana seja encaminhada uma remessa com as doses, porém ainda não há uma quantidade definida de vacinas a serem repassadas. Na segunda remessa, o objetivo é finalizar a vacinação dos profissionais do setor da saúde e, a partir desse momento, se organizar para imunizar o 2º grupo, que são os idosos, na terceira semana. 

“A esperança é muito grande de que na segunda semana a gente consiga terminar os profissionais da saúde e já num terceiro plano começar com os idosos, que é onde nós teremos o maior benefício aqui na nossa cidade”, diz o prefeito. 

O início da vacinação, por enquanto, está marcado para a esta sexta-feira (22), mas na visão de Freddie, se o município recebesse as doses hoje já teria condições de iniciar a vacinação, tendo todos os insumos necessários, com estoque de seringas, agulhas e com um local apropriado, pronto para os procedimentos. 

“As informações que nós temos é de que, a partir de amanhã (21),receberemos um e-mail com o itinerário do ponto de partida, que será Marília,  com os horários que as doses chegarão nas cidades. É um motivo de muito alegria e muita expectativa, chegar no primeiro final de semana que Pedrinhas iniciou as imunizações”, ressalta Freddie.

O prefeito ainda agradeceu o empenho da Secretaria de Saúde Municipal e da vice-prefeita Ana Claudia, que nos últimos dias tem atuado diretamente no setor da saúde. “Fizemos várias reuniões com a equipe de médicos e já estamos nos planejando para contratação de mais profissionais para o combate à Covid-19. Sabemos que mesmo com a vacinação, não conseguiremos atingir um grande número de pessoas inicialmente, então estamos intensificando os serviços visando o combate ao vírus”, explicou Freddie.

Foi reorganizado o fluxo para a segunda semana de recebimento, separando as pessoas que chegam na unidade de saúde com sintoma de Covid-19 e, na próxima semana, haverá um médico e um enfermeiro específico atuando na linha de frente. Além disso, na reunião realizada hoje (20), ficou consignado entre os prefeitos da regional de Marília, fazer uma gestão, junto ao Governo do Estado, no sentido de tentar ampliar o número de doses para a região de Marília, tendo em vista que é a única região do estado de São Paulo que, atualmente, encontra-se na fase vermelha. 

No final da entrevista, o prefeito agradeceu a compreensão da população em relação ao decreto que entrou em vigor na segunda-feira (18), fazendo com que Pedrinhas Paulista esteja na fase vermelha do Plano SP. “Foi um momento que se tornou necessário suspender atividades religiosas e estabelecimentos não essenciais, e passando pelas ruas vimos que a população tem compreendido a situação. Agora é um momento para redobrarmos as nossas atenções, continuar fazendo a nossa parte. Com o esforço de todo mundo, e com a chegada da vacina, logo iremos vencer esse momento difícil”, finalizou Freddie.

Leia Também