Junto de prefeitos e vice-prefeitos do Civap, Sergio Fornasier (DEM) e Toninho Vallone (PSDB) participaram em São Paulo de reunião com o secretário estadual do Meio Ambiente Ricardo Sales para tratar da implantação de um Aterro Sanitário Regional. Também participou do encontro o vereador Felippe Cofone (DEM).
Na oportunidade o secretário colocou à disposição toda estrutura técnica da pasta para colaborar com o desenvolvimento do projeto, que é encabeçado pelo Civap e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista.
De acordo com Sergio e Toninho a situação dos aterros é algo que preocupa todos os municípios. O Aterro Sanitário de Pedrinhas é um considerado um dos melhores do Vale do Paranapanema e a cidade também conta com a Coleta Seletiva. No entanto o espaço tem vida útil que em um momento chega ao final e os municípios não têm obtido licença para a abertura de novos aterros.
Se acumulado a céu aberto (nos conhecidos lixões), o lixo contamina o solo e também a água e pode provocar problemas de saúde até em populações que vivem longe dessas áreas. E mesmo depois que deixam de ser usados, os lixões representam riscos ambientais.
“Cuidar do lixo é um desafio enorme. Em Pedrinhas essa destinação é feita da maneira correta, mas quando atinge um determinado ponto, o terreno não pode mais ser usado. Por isso estamos em busca de novas alternativas para que possamos dar continuidade neste trabalho que é muito importante para a saúde pública e para o meio ambiente”, disse o prefeito Sergio.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo