Destaque Pedrinhas Paulista

Pedrinhas Paulista pode vir a ter explosão de casos de Covid-19

Embora Pedrinhas Paulista registre 8 casos confirmados, 5 estão curados e um veio a óbito, mostrando que a realidade do município hoje é de 2 casos ativos da doença.

O que gera mais preocupação é o grande aumento de casos suspeitos — que hoje chegam a 15 — e podem aumentar consideravelmente, caso os testes que foram feitos resultem em positivos. A realidade coloca Pedrinhas Paulista em uma situação de alerta máxima, pois, se os suspeitos testarem positivo, a cidade corre o risco de uma transmissão comunitária.

Este tipo de transmissão é uma das grandes preocupações dos agentes de saúde, visto que é um estágio considerado alarmante, já que indica que a circulação do vírus pode estar difusa, não havendo mais um raio restrito de contaminação. Isso potencializa os riscos de transmissão e dificulta o controle da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

De acordo com Zilda Nascimento, Secretária da Saúde, se os casos continuarem aumentando, o risco de haver uma transmissão comunitária ocorrer é grande, “a população precisa continuar com os cuidados, uso de máscara constante, lavagens das mãos e qualquer sintomas comunicar a Secretaria da Saúde”, completa.

A Prefeitura de Pedrinhas Paulista, através da Secretaria da Saúde, não tem medido esforços e vem trabalhando com diversas ações que visam conter a transmissão dos casos, no entanto, a cidade enfrenta um aumento nos casos positivos e suspeitos. Zilda afirma que “estamos fazendo essas ações constantemente nas unidades de saúde, comércios e etc, mas a população tem que fazer a parte dela, que é se cuidar”.

Os números atuais em Pedrinhas Paulista reforçam ainda mais a importância do isolamento social como forma de contenção do contágio do novo coronavírus. Um fator que aumenta ainda mais a preocupação do surgimento de novos casos em Pedrinhas Paulista é que o município possui 63% da população no grupo de risco.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, pessoas idosas e com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) estão mais suscetíveis a desenvolver casos mais severos da Covid-19.

A orientação da Secretaria de Saúde de Pedrinhas Paulista é que a população mantenha as medidas de proteção, tais quais: sair de casa somente com máscara, evitar aglomerações, manter distância de 1,5 metros em filas, lavar as mãos com frequência e higienizá-las com álcool gel 70%.

Leia Também