Destaque Geral Pedrinhas Paulista Região

Prefeito Freddie e os chefes do executivo de Cruzália e Maracaí apresentam reinvindicações para fortalecimento da Comarca

Nesta quinta-feira (09.09), o município de Pedrinhas Paulista recebeu uma comitiva do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para um almoço com os representantes do poder executivo e legislativo da cidade, além de outras autoridades da região. Estiveram presentes no encontro o prefeito Freddie Nicolau (PTB), a vice-prefeita Ana Claudia Gaeta Di Raimo (PL), o prefeito de Maracaí Paulo Eduardo da Silva (MDB), o presidente do TRE/SP, Desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, o vice-desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, o juiz Dr.Zander Barbosa Dalcin, o promotor de Justiça Dr.Weslei Gustavo Souza Ciciliato, os secretários municipais e os vereadores pedrinhenses Decio Lemes (PSDB), Diogo Victor Cardoso (PSDB), Giuliano Tovo Di Raimo (PSDB), Raquel Neubern Bertoncini (PTB) e Renato Domenico Pomilio (PTB).

Em entrevista exclusiva ao Jornal Folha de Pedrinhas, o prefeito Freddie conta que depois do almoço, a comitiva do TRE e os integrantes da administração municipal de Pedrinhas foram participar de uma sessão solene na Câmara Municipal de Maracaí. “Foi o encerramento da agenda dos membros do TRE. A abertura foi em Pedrinhas Paulista, onde tivemos uma recepção. Na parte da tarde, passamos pelos bairros da região de Cruzália e São José das Laranjeiras, apresentando o nosso colégio eleitoral para as autoridades do TRE. Tivemos uma reunião, às 16h30, no gabinete municipal de Maracaí, onde apresentamos um pleito que trazia como pauta central o restabelecimento da zona eleitoral de Maracaí.

Pois, no ano de 2018, a nossa comarca, que tinha uma zona eleitoral há décadas, acabou sendo distribuída para uma nova zona eleitoral na cidade de Assis.

No momento, Assis tem duas zonas eleitorais, uma para atender os eleitores assisenses e outra que atende os eleitores da comarca de Maracaí.

Então o nosso intuito é resgatar essa zona eleitoral para Maracaí.

Entendemos que isso nos ajuda porque existem muitas pessoas em Pedrinhas Paulista que têm dificuldades de ir para Assis e como no município de Maracaí já existe um fórum, comarca fica mais fácil para os munícipes de Pedrinhas Paulista, pois a prefeitura municipal acaba, muitas vezes, fornecendo transporte para estas pessoas que procuram por serviço do cartório eleitoral.

O prefeito também ressalta que outro motivo para realizar o pleito foi o fortalecimento da comarca da região que envolve Pedrinhas Paulista, Cruzália e Maracaí . “Nossa região hoje pode contar com o CJUS (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) um importante órgão de Conciliação, uma conquista muito grande, então nós defendemos a pauta de fortalecimento da comarca.

Sempre digo que a comarca existe porque ela tem desdobramentos. Então, se nós permitimos a perda de braços dessa comarca, pode chegar um momento em que nós não teremos mais nem justificativa de sermos comarca e pode acarretar sérios prejuízos como, por exemplo, um fórum em uma cidade mais distante.

Por isso, fizemos esse pedido e terminamos o dia com uma sessão solene na Câmara Municipal de Maracaí, onde tive a oportunidade de fazer parte da mesa, que aprovou uma monção de congratulação ao TRE, que foi representado pelo presidente do TRE/SP, o Desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior”, finaliza Freddie.

 

Leia Também