Destaque Pedrinhas Paulista Região

Prefeito Freddie projeta implantar Atividade Delegada em 2022, começando aos finais de semana

Em entrevista exclusiva ao Jornal Folha de Pedrinhas, o prefeito de Pedrinhas Paulista, Freddie Nicolau (PTB), falou sobre os planos da Gestão Juntos Somos Mais para implantar a Atividade Delegada na cidade novamente. Confira:

“A Atividade Delegada é mais uma ação que está no nosso Plano de Governo e segue a reestruturação que o Governo do Estado de São Paulo está fazendo nos últimos anos, buscando diminuir as despesas. Em Pedrinhas Paulista, foi reduzido o efetivo, de forma que eles precisam se dividir entre a nossa cidade e Cruzália. Como sabemos que essa situação provavelmente irá se prolongar, tendo em vista que não existe, no momento, um reposicionamento do Governo Estadual nesse sentido, pretendemos implantar a Atividade Delegada.

A ação é um formato de trabalho, em parceria com a própria Polícia Militar, em que o município contrata policiais que já são funcionários do Governo do Estado de São Paulo, nos dias em que eles estão de folga para fazer um ‘bico’ legalizado no município. O Estado oferece uma contrapartida, fornecendo mais um veículo para a atividade e o município se responsabiliza por arcar com a diária do profissional. Isso é um processo custoso, então nessa última ida a São Paulo eu reforcei o pedido que já havia feito ao Dep. Sargento Neri (AVANTE) sobre a necessidade de liberação para já implantarmos a atividade em 2022. Porém, existe uma legislação que está em estudo analisando se há legalidade na continuidade desses repasses do Governo do Estado, tendo em vista que será um dinheiro do Estado usado para pagar o próprio funcionário dele.

Dessa forma, se nós não conseguirmos os recursos por meio do Governo do Estado, nós pretendemos dar início a Atividade Delegada em 2022, no entanto, começando nos finais de semana, ou a partir da sexta-feira, que é o momento que existe mais movimento na nossa cidade. Depois, conforme formos nos organizando financeiramente, tentaremos conseguir mais recursos do Governo do Estado e vamos ampliando de forma que fique reforçado sempre o efetivo na nossa cidade.

Mais um dos objetivos desta Atividade Delegada é retomar as rondas policiais nas áreas rurais da cidade. Hoje a zona rural pedrinhense está praticamente descoberta e a polícia só vai até lá quando existe algum chamado ou denúncia. Queremos começar um trabalho, ainda que seja gradativo, de rondas nesses espaços.

Por enquanto, temos protocolado um pedido junto ao Dep. Sargento Neri, mas ele me explicou a dificuldade de liberar a ação por conta da mudança da legislação. Vamos receber uma posição do Governo do Estado no início do próximo ano com a liberação do orçamento. Caso esse recurso venha, nós conseguiremos implantar isso de uma forma total na cidade, em todos os dias da semana. Se não conseguirmos, já estamos nos programando para realizar com recursos próprios durante, pelo menos, os dias de maior movimento na cidade”, explica o prefeito.

Leia Também