Pedrinhas Paulista

Prefeitura de Pedrinhas Paulista realiza hoje, 13, homenagem ao Dia Municipal do Imigrante Italiano

Ao invés de um imigrante, será homenageado um casal, Franceso e Inês Pomilio”.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Pedrinhas Paulista e visa valorizar o projeto de lei do vereador Professor Wilson que foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo pedrinhense em 2013.

O evento de 2017 reuniu grande público e a expectativa é que hoje não seja diferente. A solenidade deve contar com diversas autoridades, escolas, população e pioneiros do município juntos de seus familiares.

A reportagem da Folha de Pedrinhas ouviu a secretária da Educação, Maria Tucilli, sobre a programação. “Como ocorre todos os anos, é escolhido um imigrante para ser homenageado. Mas para 2018, ao invés de um imigrante, será homenageado um casal, Franceso e Inês Pomilio”.

Segundo Maria Tuccilli, a programação das homenagens ao Dia Municipal do Imigrante Italiano conta com diversas apresentações musicais, teatrais, poesia e muita dança. Os responsáveis por estes emocionantes momentos são os alunos da EMEF “Clovis Manfio”, da EMEI “Francesco Romano”, do Jardim da Infância, grupo folclórico Figli D’Italia, corais da Terceira Idade “Viva a Vida” e alunos do Curso de Língua Italiana (cujas aulas ocorrem no Centro Cultural), além de pedrinhenses imigrantes convidados pela Secretaria de Educação.

O evento será realizado hoje, dia 13, no Cine Teatro a partir das 19h

 

Trajetória de Francesco Pomilio

Diferentemente da grande maioria de seus compatriotas, Francesco Pomilio não veio para Pedrinhas por meio da Companhia Brasileira de Imigração e Colonização Italiana. O primeiro contato aconteceu já por aqui e totalmente por acaso, pois seu destino era uma fazenda de cana-de-açúcar em outro Estado e não no interior paulista.

Vindo de Abruzzo, chegou ao Brasil em 1952, aos 22 anos de idade. Hoje com 88 anos, tem uma extensa trajetória para contar e um importante trabalho na colônia italiana para manter viva as tradições. Francesco é considerado uma referência quando o assunto é falar sobre a Imigração Italiana.

Na edição da Revista La Nostra Terra deste mês de novembro é possível acompanhar uma matéria completa com o Imigrante.

 

Inês

Inês Beraldi Pomílio, também natural de Abruzzo, chegou ao Brasil em 1952, já casada com Francesco, foi mãe de 5 filhos e infelizmente um deles faleceu. Hoje com 92 anos de idade, é considera a imigrante mais idosa.

Na edição especial sobre a imigração italiana que será veiculada em fevereiro de 2019 será possível acompanhar a entrevista com Inês.

Leia Também