Para oferecer exames com mais qualidade e precisão a Secretaria Municipal da Saúde adquiriu um moderno eletrocardiógrafo. A aquisição foi feita com recursos próprios e o aparelho já está à disposição da população de Pedrinhas Paulista no CIAS 1 “Dr. Jorge Belotti”. A equipe da unidade passou por treinamento para a utilização do aparelho e de todos os seus recursos.
O prefeito Sergio Fornasier (DEM) e o vice-prefeito Toninho Vallone (PSDB) estiveram no CIAS 2 “Dr. Jorge Bellotti” juntos da secretária da Saúde Zilda e da coordenadora Benedita para conferir de perto o moderno item adquirido.
O eletrocardiograma é capaz de detectar problemas no ritmo dos batimentos do coração, assim como disfunções nas válvulas cardíacas e artérias bloqueadas. Mais que identificar irregularidades, o exame também auxilia a monitorar dispositivos implantados no órgão, como o marca-passo.
O coração possui células que geram impulsos elétricos que dão origem às batidas do órgão. O eletrocardiograma é capaz de registrar e medir esses estímulos e pode mostrar se o ritmo ou a intensidade estão em sintonia. O exame é um procedimento rápido, simples e indolor. O teste pode ser usado para detectar ou acompanhar irregularidades no ritmo cardíaco – também conhecidas como arritmias -, além de verificar problemas em válvulas do coração, artérias bloqueadas ou estreitas, infarto e angina, que é a dor ou desconforto torácico.
Alunos da Escolinha Municipal de Futebol de Pedrinhas Paulista passaram, nesta semana, por exames no novo eletrocardiograma. O exame (que é uma inovação no projeto) foi uma determinação do prefeito Sergio Fornasier (DEM) e do secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Alessandro Dario Schippa, com o intuito de zelar pela saúde e bem estar de todos os participantes da escolinha de futebol.
A prática esportiva traz qualidade de vida, mas necessita de alguns cuidados e acompanhamento, atenção com a qual os alunos contam atualmente. Além do eletrocardiograma, eles foram pesados e tiveram tiradas suas medidas, para um acompanhamento personalizado, que será feito por meio da parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação (participação na escolinha requer frequência e disciplina na escola) e de Esporte.