Mais de 500 pessoas abrilhantaram a Festa Italiana em homenagem aos 70 anos de Pedrinhas Paulista

O Município de Pedrinhas Paulista voltou a celebrar em grande estilo mais um evento. A Codepp – Comissão de Desenvolvimento Estratégico de Pedrinhas Paulista – promoveu no último sábado, dia 12, a Festa Italiana em homenagem aos 70 anos de Pedrinhas Paulista.
O evento foi realizado no Salão de Festa do município, onde os pedrinhenses e vários participantes da região e outros estados puderam acompanhar um evento digno das raízes da cidade.

Com música e culinária típicas da Itália, a celebração teve início às 20h30 e varou a madrugada, terminando apenas nas primeiras horas do domingo. O evento contou com um público diversificado, vindos de diversas regiões e estados. O prefeito Freddie Nicolau e a vice Ana Claudia, juntos aos secretários e outras autoridades no município, como o vereador Geraldo Giannetta Júnior (Juninho Giannetta), marcaram presença para prestigiar o evento. A diretora executiva e presidente da Associação Cultural Italiana de Londrina, Hylea Ferraz, também compareceu à festa e destacou a beleza e riqueza da manutenção das riquezas culturais mantidas na cidade.

O evento reuniu mais de 500 pessoas e superou as expectativas dos organizadores. Segundo o coordenador da Codepp Marcelo Souza, o evento foi um sucesso e se consolidou como uma forte expressão da manutenção das riquezas culturais italianas de Pedrinhas Paulista: “A iniciativa surgiu com o objetivo de celebrar os 70 anos de Pedrinhas Paulista. Procuramos realizar uma confraternização focada em valorizar as riquezas da cidade, pois a vocação ao turismo local surgiu com a valorização das riquezas daqui. Por isso, decidimos investir na cidade”, frisou. O investimento mencionado por Marcelo diz respeito a algumas das coisas que a população de Pedrinhas pôde acompanhar durante a festa.

Créditos – A música, por exemplo, ficou por conta dos músicos pedrinhenses Ivano Italianissímo e Giannino Fornasier, referências na manutenção da música raiz da cidade, além do saxofonista Alessandro Pereira, de Assis. A apresentação da dança da Tarantela foi feita pelas jovens de Pedrinhas Paulista, ensaiadas pela professora Fernanda Moreira. Com relação à culinária, o cardápio foi construído pelos imigrantes italianos do município Antonieta e Toninho Vallone, casal referência quando o assunto são os pratos típicos da Itália. A decoração foi realizada pela imigrante italiana Néia D´Piro, que tem raízes no município. A gestão e o marketing ficaram sob responsabilidade do casal de Pedrinhas Paulista Marcelo e Fabiane. Lucano Tombolato, um dos grandes artesãos pedrinhenses, foi o responsável em fazer as lembranças que foram distribuídas nas mesas: uma maquete da carroça utilizada no início de Pedrinhas Paulista. O som e a iluminação ficaram a cargo de Stevam Bertolani, que tem vasta experiência neste setor. Registra-se, ainda, o apoio de todos os integrantes da Codepp, que contribuíram de várias formas.

Fortalecimentos do comércio local – Sobre o impacto que a Festa Italiana proporcionou na cidade, Marcelo Souza destacou o apoio econômico ao comércio local: “optamos também em valorizar os comércios da cidade, comprando diretamente em estabelecimentos pedrinhenses. A compra para a preparação do jantar foi realizada no supermercado da Cooperativa de Pedrinhas Paulista e no açougue Santa Rita. Entre produtos e bebidas foram consumidos quase 15 mil reais”, completou. Marcelo relata ainda que os benefícios para o comércio local também foram indiretos, umas vez que os participantes da festa aumentaram o consumo de roupas, sapatos, cosméticos, salões de beleza, entre outros. De acordo com ele, essa era uma das metas da Codepp. Questionado sobre a realização da festa em 2023, Marcelo disse que isto é uma decisão da Comissão que vai se reunir posteriormente para traçar o planejamento de novas ações.

Agradecimentos – A Codepp gostaria de agradecer ao apoio dado pela Prefeitura de Pedrinhas Paulista, que através do setor de obras contribuiu em diversos serviços de organização da festa. Outro agradecimento feito pelo coordenador da Codepp Marcelo Souza foi com relação a todos que estiveram acreditando no potencial da comissão que realizou o evento pela primeira vez: “O desafio foi grande, pois esta foi a primeira Festa Italiana que nós organizamos. Realizar um evento assim pela primeira vez é difícil, mas graças a Deus conseguimos atingir este objetivo. Graças ao voto de confiança que centenas de pessoas depositaram em nosso trabalho, o evento foi um sucesso”, disse.
Ainda segundo Marcelo Souza, a Codepp recebeu dezenas de mensagens parabenizando pela realização do evento, o que deixou ele e toda a organização muito felizes, com a certeza de que estão no caminho certo. Confira, na íntegra, uma carta aberta de Marcelo em agradecimento a todos os integrantes da Codepp:

Eu gostaria de começar meus agradecimentos dizendo que nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos. Com muita dedicação e determinação conseguimos alcançar nosso objetivo de realizar a Festa Italiana, em homenagem aos 70 anos de Pedrinhas Paulista.
Esta conquista é fruto da união de várias pessoas que colocaram seus talentos à disposição, com o objetivo de realizar uma festa para celebrar esta importante data que marca os 70 anos da fundação de Pedrinhas Paulista.
Nossa contribuição visa o fortalecimento e manutenção da cultura italiana, associado aos esforços de desenvolvimento e crescimento de Pedrinhas Paulista.
Quero expressar meus agradecimentos individualmente a todos os integrantes da CODEPP – Comissão de Desenvolvimento Estratégico de Pedrinhas Paulista.
O sucesso deste evento é fruto do trabalho de pessoas sérias e determinadas. A todos o meu muito obrigado.
Que Deus abençoe a todos nós.

Marcelo Souza – Coordenador da Codepp

Leia Também