No ano de 2020 o Ministério da Saúde resolveu antecipar o início da campanha de vacinação contra a gripe em todo o território brasileiro. A iniciativa busca proteger nessa primeira fase da vacinação os idosos, que também pertencem ao grupo de risco do novo coronavírus. Trabalhadores da área da saúde e os cuidadores também fazem parte da primeira leva a ser protegida. A Secretária da Saúde de Pedrinhas Paulista, Zilda Nascimento, contou para a Folha de Pedrinhas como está o início da vacinação contra a gripe no município. “As vacinas estão chegando no nosso município de forma gradativa. Em um primeiro momento nós gostaríamos que os idosos NÃO saíssem de casa. Nosso objetivo é ir vacinar os idosos acima de 60 anos em seus próprios domicílios”, conta Nascimento.
A profissional ressalta que durante essa primeira fase pode ocorrer um desabastecimento da vacina. “É um problema nosso que está ocorrendo, ela não vem toda em um lote só. Temos a quantidade da população a ser vacinada nessa fase: 1698. Até agora eu consegui vacinar apenas 403 pessoas dentro de cada fase, que no primeiro momento são os profissionais de saúde, idosos e os cuidadores”, partilha Nascimento. Quando a vacina acaba, as duas equipes montadas pelo município para vacinar os cidadãos em casa, retornam para a unidade de saúde e aguardam a chegada de um novo lote.
No Brasil inteiro a vacina da gripe está em baixa. De acordo com a Secretária da Saúde, o abastecimento está sendo questionado em todas as regiões pelos secretários e autoridades, e a procura pela vacina está alta. “O fato é que as pessoas acham que a vacina contra a gripe protege contra o coronavírus e isso não é verdadeiro, a vacina só protege contra gripe. Quem não se vacinava em anos passados estão à procura da vacina agora”, explica Nascimento.
A Secretária de Saúde ressaltou que ninguém ficará sem a vacina. “Todo mundo vai ser vacinado. Pedimos que evitem aglomerações nos postos de saúde e que tenham um pouco de paciência porque não depende só da Secretaria de Saúde do município de Pedrinhas”, reforça Nascimento.
A segunda fase da vacinação inclui gestantes, pessoas acima de 55 anos e pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Agora o Ministério da Saúde incluiu a categoria dos caminhoneiros no grupo prioritário também.
DENGUE
A Secretária da Saúde ainda destacou a importância da conscientização da população com a dengue. “Nós trabalhamos durante o ano todo em combate à dengue. A nossa angustia, principalmente nós da Secretaria de Saúde é que a população não se conscientiza em relação aos criadouros. Por mais que a gente oriente a população e vá fazer palestras em escolas, nós continuamos a achar muita larva. Temos dificuldade de entrar nos domicílios. Pedimos que nesse momento da nebulização a população abra as janelas e portas, iremos passar o inseticida pelas janelas e portas abertas. Lembrando que o inseticida não tem oleosidade, odor forte, conto com a colaboração de todos no combate à dengue. Na nossa região já existem mortes devido a dengue. Por favor, abram suas casas para os agentes”, finalizou Nascimento.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo