Destaque Pedrinhas Paulista saúde

Visando manter a integridade física da população, Pedrinhas Paulista intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

O município de Pedrinhas Paulista está atento ao aumento de casos da dengue que vem ocorrendo em várias cidades do país. Visando tomar atitudes concretas que possam proteger a população, a Secretária da Saúde colocou em campo vários agentes de saúde.
A reportagem da Folha de Pedrinhas conversou com as agentes de saúde Isabel e xxxx. Elas estão percorrendo vários imóveis, residenciais e comerciais, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya, Zika vírus, febre amarela, entre outras doenças.

Segundo Isabel, o trabalho está sendo feito por toda a cidade. Durante as visitas, elas colocam nos ralos do banheiro ou em outras localidades que possam ter água parada a pastilha “Natular DT”.

É um produto usado no controle de larvas de mosquitos e seu ingrediente ativo, o Espinosade, é derivado da fermentação biológica de Saccharopolyspora spinosa, um organismo de ocorrência natural no solo. O Natular DT é eficaz contra os mosquitos Aedes aegypti, Aedes alpobictus e Culex quinquefasciatus.

De acordo com Isabel, a dengue não é contagiosa: “Não é transmitida de pessoa para pessoa. Mas se o mosquito picar alguém doente e, após o vírus ter se multiplicado (no organismo do mosquito), picar uma pessoa sadia, ela vai desenvolver a doença” explica a agente de saúde. A Secretaria da Saúde do município segue atenta a esta realidade de crescimento de casos da dengue, e está monitorando os casos ativos e suspeitos da doença.

Recentemente, através das redes sociais, a Secretaria da Saúde de Pedrinhas Paulista começou a divulgar diariamente um boletim dos casos de dengue, da mesma forma como é realizado a divulgação do desenvolvimento de casos de Covid-19 na cidade. O trabalho visa orientar a população, uma vez que para que as ações tenham êxito é necessário ter a colaboração da população.

O que mais atrai o mosquito da dengue são as águas descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água. Ele pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores, por isso é muito importante que todas as famílias fiquem atentas a estas situações que são propícias para a propagação do mosquito. Vamos juntos acabar com a dengue!

Leia Também