Agronegócio Destaque Geral Pedrinhas Paulista Uncategorized

1ª Vitrine Tecnológica Bayer é realiza em Pedrinhas Paulista

A Bayer CropScience realizou ontem, 10, um Dia de Campo na propriedade do produtor Rosele Braganolo de Pedrinhas Paulista. O evento contou com a presença do professor doutor da Esalq Engº Agrº José Laércio Favarin que abordou a “Condução de solo para altas produtividades” e do consultor Engº Agrº Márcio Goussain que destacou o “Controle de doenças na cultura da soja”. O time de engenheiros agrônomos da empresa levou os produtores a conhecer parte do portfólio Bayer com foco para o fungicida FOX, o fertilizante Veritas™, sementes marca Bayer Credenz e as vantagens do Tratamento de Sementes Industrial. Responsável pelo desenvolvimento de mercado da Bayer na região, Guilherme Morata, apresentou o Veritas, fertilizante que aperfeiçoa a mobilidade de cálcio na planta.

Segundo Morata, a Bayer já tem resultado para mil e quinhentos campos colhidos em âmbito nacional e ganho de produtividade média de três sacos a mais por hectare com o uso desse fertilizante. “Esse produto leva o cálcio de maneira diferente para as flores, para ajudar no pegamento”, explica.

Segundo o representante comercial da Bayer na região, Christiano de Camargo, o tratamento fúngico Fox associado à Sphere Max para o controle de doenças vem trazendo ótimos resultados. Ele expõe que são usadas duas aplicações de Fox, sendo a primeira na fase inicial, com 35 a 45 dias, e a segunda com 20 dias após a primeira.

Camargo acrescenta que Fox é um fungicida consagrado para o controle de ferrugem, porém na região há uma incidência grande de outras doenças que aparecem na fase inicial da soja como oídio, septoriose, cercospora, e o Fox tem um desempenho muito bom no controle destas doenças.

“Nosso objetivo foi mostrar durante este evento ao produtor a importância de fazer o controle na fase inicial destas doenças que lhe causa prejuízo elevado e o FOX como uma ferramenta importante para ser utilizada nesse manejo correto para o eficiente controle destas doenças”, comenta.

O representante comercial das Sementes Credenz da Bayer, Alexandro Ribeiro dos Passos, por sua vez, apresentou três variedades de soja: a CZ 26B42 IPRO, de ciclo de 155 dias para região; o CZ 36B31 IPRO precoce de 110 dias de ciclo, citado como uma boa opção para a safrinha de milho e material de teto bem elevado e baixo custo por hectare; e o TEC 7022 IPRO de 120 dias de ciclo, para fechamento de plantio de boa sanidade que vem agregar em produtividade, uma opção para quem quer escalonar sua colheita. A Bayer iniciou no mercado de sementes em 2010, após adquirir alguns bancos de germoplasma do sul do país e Argentina e em seis anos já conta com materiais de genética própria, tornando-se ainda mais competitiva.

Segundo Meirielly da Silva Carpejani, responsável pelos serviços SeedGrowth da Bayer, o manejo adequado, se realizado desde o início do plantio, pode viabilizar o máximo potencial produtivo das plantas. Assim, a escolha e a proteção das sementes se destacam no processo de produção. Para isso a Bayer oferece um pacote de soluções integradas que visam a proteção da semente contra os fatores de risco da lavoura protegendo seu potencial produtivo.

Para ela, a proteção das sementes é um passo muito importante para que o produtor possa iniciar bem sua lavoura explorando o potencial produtivo de cada cultura ou variedade aliados ao uso de alta tecnologia. “Pioneira no Tratamento Industrial de Sementes, a companhia disponibiliza para o mercado a possibilidade do uso de sementes já tratadas e prontas para o plantio. A vantagem é que o agricultor economiza tempo e recursos, além de receber uma semente com dose exata dos produtos recomendados”.

Leia Também