Caravana de agricultores de Pedrinhas Paulista participam do Show Rural Coopavel

O Show Rural Coopavel realizado este ano de 06 a 10 de fevereiro em Cascavel-PR atrai caravanas de várias regiões do país. A Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista (CAP) em parceria com a Prefeitura municipal de Pedrinhas Paulista levou um grupo de produtores rurais a um dos mais completos eventos brasileiros de difusão de tecnologia.

Os agricultores cooperados de Pedrinhas Paulista saíram na primeira e retornaram na última hora do dia 8. De acordo com o vice-presidente da CAP, Antônio Franco, apesar do pouco tempo para visitar uma feira da dimensão do Show Rural, o esforço foi compensado pelo contato com o que há de mais apurado tecnologicamente para as culturas de soja e de milho, foco do agronegócio no Vale Paranapanema.

Franco observa que na região paranaense em que o Show Rural é realizado existe uma variedade grande de materiais de soja e de milho que já estão ou podem ser adaptados à realidade de solo e de clima paulistas. “Tivemos em Cascavel a oportunidade de conversar com produtores paranaenses que já plantaram lançamentos e obtiveram produtividades acima de 200 sacos de soja por alqueire, sendo 170/180 sacas a média regional”, comenta.

Para o vice-presidente da CAP, o desafio do produtor é produzir mais com um custo-benefício maior de seu negócio. “Sabemos que o custo de vida está cada vez mais elevado e que a agricultura do futuro pede mais tecnologia no campo, o que também requerem investimento, e como nem sempre o produtor acerta na venda dos grãos, a sustentabilidade do negocio acaba por depender de produtividade em primeiro lugar”, considera.

A caravana da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista ao Show Rural Coopavel foi uma iniciativa da própria cooperativa, contudo se viabilizou com o apoio da prefeitura do município. “Somos gratos pelo apoio da Prefeitura de Pedrinhas Paulista que nos cedeu o transporte, o qual foi disponibilizado para todos os nossos cooperados que quiseram e tiveram a disponibilidade de viajar neste dia”, agradece Franco concluindo: “os agricultores que foram tiraram bom proveito do evento que ilustrou bem sua proposta com o tema ‘Bem vindos ao amanhã’”.

Leia Também