Destaque Geral Pedrinhas Paulista Região

Carnaval em alerta: São Paulo deve receber volume de chuva equivalente a um mês inteiro apenas neste fim de semana

O Carnaval de São Paulo deve ser impactado por fortes chuvas neste final de semana, com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra após precipitações que vão de 80 a 250 mm em diferentes regiões do estado até a noite do domingo. A média histórica para o mês de fevereiro, segundo o Inmet é de 250 mm. É necessário que quem vai às praias redobre os cuidados, especialmente no Litoral Norte e na Baixada Santista.

A distribuição do volume é crucial para determinar os riscos das tempestades. Quanto mais rápido ocorrer a chuva, maiores serão os impactos. Para se ter uma ideia, um temporal recente em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, se deu pela precipitação de 199 mm; já a tragédia de Petrópolis, também no estado do Rio, em 2022, foi provocada por um volume semelhante, 250 mm, mas que atingiram o solo em apenas três horas.

A Defesa Civil de São Paulo orienta a população a ficar atento a sinais de risco, como o de movimentação do solo, postes e árvores inclinadas, além de rachaduras nas paredes ou portas e janelas emperrando repentinamente. O período chuvoso mais intenso está previsto entre a tarde de sábado e a noite do domingo.

Previsão do tempo para o carnaval de Pedrinhas Paulista – Em Pedrinhas, a situação não deve ser diferente. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há chances do sábado ser de muitas nuvens, com possibilidade de chover 25 mm, com mínima de 19° e máxima de 28º. No domingo, o cenário deve permanecer, podendo chover 10 mm. Neste dia, a temperatura pode oscilar entre 18° e 27°. Na segunda, probabilidade também de 10 mm de chuva e temperaturas entre 20º e 28º. Na terça de carnaval, deve chover 9 mm e fazer entre 21º e 27º.

Leia Também