Destaque Região

Civap deixa a gestão do UPA, prefeitura de Assis assume

Por meio de ofício, Prefeitura Municipal de Assis informou que irá transferir a administração da UPA para a FEMA.

O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap esclarece a comunidade de Assis e região, que deixará a gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Referenciada Assis. A decisão foi tomada pela Prefeitura Municipal de Assis, que por meio de Ofício datado e protocolado no Civap no dia 30 de junho, informou a decisão de transferir a gestão do Serviço à Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA.
A UPA tem sido gerenciada pelo Civap Saúde desde sua criação, em 2014. Na época, o Consórcio assumiu a gestão da Unidade após decisão do Prefeito Municipal de Assis e do Conselho de Prefeitos do Civap, com o objetivo de responder a uma demanda local e regional e promover a implantação e funcionamento da mesma. Na oportunidade, a gestão da UPA também foi determinada ao Civap Saúde, por ser o Consórcio o órgão responsável pelo gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência de Assis, que é composta pela UPA, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, que atende hoje 12 Municípios e também pelo Serviço de Atendimento Referenciado de Urgência e Emergência (NAR), que funciona no Hospital Regional de Assis em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Além das ações na área da saúde, o Civap mantém projetos na área ambiental e atua em diversas ações de interesse regional. O Consórcio, fundado em 1985, representa atualmente 27 Prefeituras e funciona como um braço destas administrações municipais e, tal como os demais órgãos públicos, é fiscalizado pelo Tribunal de Contas, tendo sempre suas contas aprovadas. O Civap é um parceiro dos Municípios, entre eles Assis, atuando sempre que necessário, frente as demandas das comunidades do Vale Paranapanema.
A Unidade de Pronto Atendimento-UPA foi inaugurada em dezembro de 2014 e atuam hoje no serviço 164 funcionários, destes 67 são contratados pelo Civap Saúde e 30 prestam serviços por meio de contratos com empresas terceirizadas.
Para tratar da transferência de gestão e demais detalhamentos, os Prefeitos do Civap se reunirão em Assembleia no dia 17 de julho, próxima segunda-feira.
Para saber mais sobre o Consórcio acesse www.civap.com.br.

Leia Também