Agronegócio Destaque Pedrinhas Paulista

Colheita: Segundo o agricultor pedrinhense Fábio Tombolato a expectativa é de uma ótima produção de soja em 2023

Após um ano ainda afetado pela crise da pandemia da Covid-19, a expectativa é de que 2023 seja muito mais produtivo para a cultura da soja na região. É o que diz o produtor agrícola Fábio Tombolato: “A expectativa de produção é muito boa, se comparado com o ano passado. Vem chovendo na hora certa, então a esperança é de uma boa safra”, destacou. Para ele, outro fator ser levado em consideração é a troca de governo para este ano, o que pode gerar surpresas para o setor (tanto positivas quanto negativas).
Com relação ao fator climático, a insegurança provocada pelo inesperado frio de janeiro na região vai, aos poucos, se dissipando: “No começo tivemos temperatura baixas, o que não é normal nessa época do ano. Muitos anos que eu não via uma situação como essa e meu medo era de que a soja não crescesse. Passavam 10, 15 dias e nada. Mas confesso que até essa expectativa foi superada, a soja cresceu até mais que esperado, em altura e tamanho. Está tudo muito bem conduzido, o produtor faz a parte dele aqui e São Pedro faz o resto lá de cima”, enfatizou.
Sobre a pandemia, Tombolato afirma que os impactos para a próxima safra devem ser minimizados: “Não acredito que irá afetar muito. Vejo que está se normalizando, matéria-prima e insumos já estão, de certa forma, estabilizados. Não falta produtos no mercado para a lavoura, tudo o que a gente precisa está tendo no momento”, finalizou o agricultor.

Leia Também