Neste ano de 2020, os alunos brasileiros enfrentaram diversos obstáculos para concluir sua aprendizagem, com estudo à distância, problemas com a internet de suas residências, ensino híbrido em alguns locais e um calendário letivo que sofreu muitas alterações. Concursos públicos e vestibulares também tiveram que se adaptar, aguardando uma melhora no quadro da disseminação da Covid-19 para aplicar provas presenciais.
Com o início de um novo ano, janeiro trará a 1ª e a 2ª fase de diversos vestibulares que não puderam ocorrer por conta da pandemia do coronavírus, incluindo a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, que terá provas presenciais e também virtuais.
A Folha de Pedrinhas organizou o cronograma das maiores universidades do estado de São Paulo para os vestibulandos prepararem seus estudos. Dia 06 e 07 de janeiro será realizada a 1ª fase da Unicamp, com a 2ª fase marcada para os dias 07 e 08 de fevereiro. Já a Fuvest fará a 1ª fase dia 10 de janeiro, com a 2ª fase marcada para os dias 21 e 22 de fevereiro. A Unesp terá dois dias de 1ª fase, marcados para 30 e 31 de janeiro. A 2ª fase ocorrerá dia 28 de fevereiro.
O 1º dia da prova impressa do ENEM será aplicada no dia 17 e trará questões sobre ciências humanas, línguas e códigos, além da redação. O 2º dia de prova, marcado para 24 de janeiro, abordará ciências da natureza e matemática. A versão digital do ENEM seguirá a mesma proposta, sendo realizada nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro. Cerca de 5,7 milhões de participantes são aguardados para as provas.
Outra novidade que o ENEM traz esse ano é o atendimento especializado específico para a deficiência ou necessidade informada pelo participante. Participantes cegos ou surdocegos poderão usar o leitor de tela, desde que solicitem durante a inscrição. Já os participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas. As redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile.
A Folha de Pedrinhas deseja bons estudos para todos!