Destaque Geral saúde

Dados sobre a eficácia global da Coronavac serão divulgados hoje

O Instituto Butantan deverá anunciar hoje a eficácia global da vacina Coronavac, feita em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e que usa o vírus inativado para combater a doença, às 12h45 na sede do local, por meio de uma coletiva de imprensa.

Na última semana, o Butantan liberou os dados sobre a eficácia do imunizante aqui no país: 78% nos casos leves e 100% nos casos moderados e graves (ou seja, protegendo contra complicações e mortes). Mesmo com os resultados globais não publicados, os estudos apontam a capacidade de proteção contra a COVID-19 nos indivíduos.

Para os especialistas, a vacina deverá atingir pouco mais de 60% de eficácia global, o que é considerado um bom índice de proteção. Os pesquisadores chineses afirmam que não há “nenhuma preocupação com relação à segurança”, visto que a reação mais observada nos paciente foi dor na aplicação do local.

Já no dia 9 de janeiro, quando o instituto entregou a documentação para a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o órgão regulador afirmou que ainda faltavam alguns dados sobre o imunizante, o que seria prontamente entregue.

Nesta segunda feira (11), o instituto afirma que 48% do processo já foi efetuado e que 40% da análise já foi concluída pela Anvisa.

 

Leia Também