A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o parecer favorável à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta pelo deputado estadual Ricardo Madalena para investigar o colapso dos serviços públicos causado por eventos climáticos severos.
A CPI, composta por nove membros titulares e suplentes, terá 120 dias de atuação, prorrogáveis por mais 60 dias, com o objetivo de apurar falhas de órgãos públicos e das concessionárias responsáveis por serviços essenciais.
“A população não pode ficar desamparada em momentos de calamidade. Essa CPI vai investigar as responsabilidades e cobrar medidas eficazes para que as concessionárias de serviços essenciais garantam respostas rápidas e eficientes diante de tempestades e outros eventos extremos”, afirmou Ricardo Madalena.
O parlamentar reforça que, com as mudanças climáticas, episódios de chuvas intensas e vendavais têm se tornado mais frequentes, exigindo ações preventivas e protocolos claros para evitar colapsos na energia elétrica, abastecimento de água e outros serviços fundamentais para a população.
O pedido da CPI surge após uma série de eventos climáticos que deixaram milhares de paulistas sem luz, sem comunicação e com dificuldades de deslocamento, gerando prejuízos e colocando vidas em risco.
A aprovação do parecer representa um passo importante para o início do trabalho de investigação.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
