Geral Região

Fórum de Cidades Digitais em Assis reúne gestores públicos

O Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Assis, vai reunir gestores públicos da região para tratar de desenvolvimento e melhorias no atendimento à população através de investimentos em tecnologia. O evento acontece em Assis no próximo dia 15. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br.

Conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, o encontro facilita a troca de experiência e implantação de projetos voltados para as cidades digitais e inteligentes. A medida passa a ser cada vez mais estratégica no plano de desenvolvimento dos municípios, já que proporciona eficiência de gestão, controle dos recursos aplicados e aprimoram a relação entre poder público e cidadão. “A melhora na comunicação é o principal ganho que considero em uma cidade digital, seja para empresas, pessoas, contribuintes, entre os próprios servidores, já que facilita o trabalho. Os ganhos sociais são inúmeros quando uma cidade passa a utilizar e estimular o uso da internet nas comunidades também”, observa o diretor da RCD.

Os prefeitos de Ourinhos, Lucas Goday, de Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito, e de Tarumã, Oscar Gozzi, são alguns dos palestrantes confirmados para o fórum. Eles compartilharão as iniciativas digitais em andamento nas localidades e que têm resultado em melhor atendimento à população.

Entre os exemplos está o sistema de monitoramento inteligente de Ourinhos, tecnologia que tem contribuído para a redução de crimes no município de quase 112 mil habitantes. Recentemente, a prefeitura implantou o Detecta, sistema que utiliza câmeras com tecnologia OCR, instaladas em pontos estratégicos da cidade, para leitura das placas dos veículos e conexão com a base de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Também estão confirmados para o Fórum de Cidades Digitais os exemplos de Lençóis Paulista, Jacarezinho (PR) e Assis, além de soluções de mercado voltadas para gerenciamento eletrônico de documentos, sistemas de segurança, entre outras.

Da Redação

Assessoria de Imprensa

Leia Também