Destaque Pedrinhas Paulista saúde

Garoto Neto de Pedrinhas Paulista precisa de doação de plaquetas e hemácias

O menino Osmar Rabello de Andrade Neto, de apenas 7 anos, que ficou conhecido nacionalmente por ser portador de uma doença rara, precisa urgente de doações de plaquetas e hemácias.

A Folha de Pedrinhas tem acompanhado a luta dessa família pedrinhense desde o início. No final de 2018, o casal Marcelo e Lídia Pignataro receberam o diagnóstico de que o filho era portador de leucodistrofia de KRABBE Infantil. A criança recebeu o transplante de medula óssea no dia 28 de setembro, e agora, a família faz um apelo para todos os paulistanos irem doar plaquetas e hemácias para seu filho.

Osmar está internado no ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil) e tem o seguinte número de registro no hospital: 0091711903C

O jornal entrou em contato com Marcelo, pai de Osmar, que compartilhou as informações divulgadas pelo setor de captação de Aférese sobre a realização de doações:

As plaquetas são um componente do sangue essencial para o tratamento de pessoas com câncer, queimaduras graves e transplantados de medula óssea e outros órgãos.

A doação de plaquetas é uma doação de sangue, porém é utilizado um processo diferente, chamado aférese. Essa coleta também é feita por uma agulha colocada na veia do doador (da mesma maneira da doação de sangue comum) retendo apenas parte das plaquetas, os outros componentes retornam pelo mesmo acesso venoso. O processo dura em média 70 minutos.

Apenas 03 dias após a doação de plaquetas já é possível doar novamente.

COMO DOAR

Para ser um doador de plaquetas é necessário que você tenha uma doação de sangue anterior num dos Postos da Pró Sangue, que não ultrapassem 2 anos e que respeite o intervalo mínimo de 60 dias após a última doação de sangue.

Para realizar a doação de plaquetas é necessário que seu peso esteja igual ou acima de 50 kg e apresentar um bom acesso venoso e deverá ser agendada. Vale ressaltar que para esse procedimento mulheres devem ser nuligestas (que nunca tiveram gestação).

Quem puder colaborar com as doações, deve procurar a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ou o posto Pró-Sangue do Hospital das Clínicas, de segunda a sábado nos seguintes horários: 8h, 10h, 12h, 14h e 15h30min

Para esclarecer dúvidas e agendar as doações entre em contato pelos telefones: 4573-7510 ou 4573-7621 das 10 às 19 horas.

Mais informações sobre o caso podem ser acompanhadas pela página do Facebook “Todos pelo Neto- Doação de medula óssea” e no jornal Folha de Pedrinhas.

Leia Também