No último domingo, dia 02 de abril, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição que reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos, entre outras características.
Baseando-se nesta data importante e partindo do princípio de que, atualmente, muitas crianças vêm sendo diagnosticadas com este transtorno e com outras condições como a dislexia, por exemplo, a gestão “Juntos Somos Mais” oferta alguns serviços dentro da unidade de saúde de Pedrinhas.
“Temos uma fonoaudióloga que é especialista em crianças com autismo, além de uma psicóloga com especialização no método ABA e uma nutricionista que também atua em apoio a estas crianças. Nossa intenção é dar maior visibilidade e estruturar melhor esses serviços para que, em breve, possamos ter um local específico e separado para fazer esses atendimentos”, ressaltou o prefeito Freddie, em entrevista à Folha de Pedrinhas. Outro objetivo da gestão é, além de trazer as questões relacionadas ao autismo para a Secretaria de Assistência Social, oferecer novos serviços, como uma terapeuta ocupacional.
Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a prefeitura preparou uma campanha com início neste sábado, dia primeiro de abril: “Começa com uma conscientização que eu, a vice-prefeita Ana Claudia e nossos grupos de Secretários e Coordenadores faremos, indo nos comércios locais e conscientizando sobre a importância de adequação quanto ao atendimento preferencial das crianças diagnosticada com autismo e outros transtornos”, disse o prefeito.
Mas a campanha não se resume a isso. No próximo dia 06, pais, mães e demais familiares de crianças com autismo poderão procurar a Secretaria de Assistência Social para fazer o cadastro de expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. No dia 11 de abril uma fonoaudióloga especializada fará uma roda de conversa com os pais dos alunos. Por fim, no dia 12, haverá uma palestra com profissionais sobre a importância das pessoas com autismo.
“Estão todos convidados para estes eventos. Quero dizer que, no passado, tínhamos poucos recursos para ajudar as crianças com esses transtornos. Infelizmente, vivemos muito tempo sem que houvessem oportunidades para elas nas escolas, tendo que procurar ajuda fora do ambiente escolar. Hoje, graças a Deus vivemos numa realidade diferente, em que a educação inclusiva prevalece”, exaltou Freddie.
O prefeito fez questão de lembrar o papel do poder público para tornar a educação cada vez mais inclusiva: “Devemos ofertar estes serviços no contraturno, além de estruturar nossas escolas. Uma criança diagnosticada com transtornos como autismo e dislexia, hoje, pode contar com recursos da prefeitura para seu auxílio”, ressaltou.
Finalizando a entrevista, Freddie fez questão de falar que poder fornecer um tratamento específico para as crianças com autismo sempre foi um de seus sonhos enquanto prefeito: “É importante que a criança tenha um lugar separado da Saúde para tratar seis transtornos”, encerrou.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo