Destaque MIT Pedrinhas Paulista Pedrinhas Paulista

HOTEL & POUSADA – DIFERENÇAS

O mercado do turismo é uma atividade econômica que cresce bastante no mundo todo, inclusive no Brasil. Para muitos empreendedores entrar nesse negócio é tentador, mas é preciso entender o que caracteriza um e outro tipo de estabelecimento.

A diferença pode nem parecer tão relevante, porém impacta vários aspectos sobre o tipo de negócio que o empreendedor vai começar, tais como o nível de investimento necessário, as estratégias de marketing, a gestão de pessoal, etc.

Nos hotéis, a quantidade de serviços vai muito além do alojamento e café da manhã. Dependendo da categoria, ou número de estrelas, o estabelecimento pode oferecer refeições, opções de entretenimento, serviços de estética, SPA, auditórios e ambientes para eventos corporativos e sociais.

Algumas características dos hotéis podem ser: atendimento mais formal, equipes de empregados uniformizados e treinados para atender os desejos dos clientes, sempre que possível.

Quanto à estrutura física pode ser vertical, mas também encontrado na forma de casas, chalés, bangalôs, nas categorias de resort, hotel fazenda, hotel histórico.

Já as pousadas, conceitualmente, são ambientes mais simples, acolhedores e privados. Sua estrutura também pode ser em um edifício único, porém mais baixos, ou ainda chalés, bangalôs e casas.

A grande diferença entre um hotel e uma pousada está no público e na intenção de utilização desse tipo de hospedagem. Enquanto nos hotéis os clientes tendem a ser mais formais, adeptos do turismo de negócio, como executivos e representantes comerciais, nas pousadas que possuem um ambiente mais intimista, nota-se a presença de famílias em férias, grupos de amigos, casais, etc.

Outro aspecto que diferencia os dois tipos de empreendimentos é a decoração, que em uma pousada pode ser mais rústica ou própria do ambiente em que está inserida, enquanto no hotel pode ser mais refinada, sóbria.

Nada é absoluto nos dois tipos de empreendimento. Depende da categoria em que estão enquadrados. Os hotéis tendem a cobrar tarifas mais caras, por conta dos serviços oferecidos, mas há também pousadas de alto padrão, em localizações particulares e exclusivas, com ambiente diferenciado, que cobram mais.

Trata-se de um setor que movimenta uma boa fatia da economia brasileira e para o empreendedor que estiver pensando em entrar nesse mercado é essencial compreender as particularidades do negócio.

 

Tiago Ricardo

 

Coordenador de Turismo – Prefeitura Municipal de Pedrinhas Pta.

Leia Também