Destaque MIT Pedrinhas Paulista Pedrinhas Paulista

Imigração italiana: Nunzio Martino chegou ao Brasil 5 anos depois de sua família

A série “A riqueza da Imigração Italiana em Pedrinhas Paulista” ouviu esta semana Nunzio Martino, que tem uma rica história que merece ser registrada.

Diferentemente de muitos outros imigrantes, sua família veio para o Brasil primeiro. Seus pais, Inhazio Martino e Assunta Stango, e outros quatro filhos – Vittorino, Domênico, Ageolina e Tomazina – chegaram aqui no dia 27 de setembro de 1951 e Nunzio ficou na Itália, em Napoli.

Depois de passar várias dificuldades em seu país, inclusive fome, ele finalmente conseguiu trabalho e firmar cada vez mais seu namoro de 10 anos.

Cinco anos depois que sua família veio para o Brasil, a Companhia de Imigração Italiana o procurou e o enviou para cá também, onde chegou em setembro de 1956.

Mas o começo em Pedrinhas Paulista não foi nada fácil e Nunzio pensou em voltar para a Itália. Mas seu pais descobriu esse plano secreto do filho e o proibiu. Trabalhando na lavoura, a vida começou a melhorar, principalmente com o nascimento das suas cinco filhas.

Você confere mais trechos desta entrevista na edição impressa da Folha de Pedrinhas e a matéria completa na revista especial de setembro.

Da Redação

Folha de Pedrinhas

Leia Também