Destaque MIT Pedrinhas Paulista Pedrinhas Paulista

Imigração italiana: Gino Tombolato chegou ao Brasil junto com dom Ernesto Montagnher

A série de matérias especiais que registram a trajetória dos imigrantes italianos continua esta semana com Gino Tombolato, que chegou ao Brasil aos 9 anos de idade, no dia 17 de setembro de 1952. Na mesma época chegava o pároco de Pedrinhas Paulista, dom Ernesto Montagnher.

Vindo de Eraclea, cidade de Veneza, estava acompanhado de sua mãe, Antonietta Valeri Tombolato, e de mais oito irmãos. Ele lembra que a viagem durou cerca de 15 dias e, com uma boa memória, se recorda até o nome do navio que trouxe sua família e outros imigrantes: Sebastiano Gaboto.

Uma enfermidade impediu que seu pai, Vittorino Tombolato, viesse para o Brasil naquele momento. No ano seguinte, após se recuperar, viajou para cá e a família ficou completa novamente. Ou quase: uma de suas irmãs, que havia acabado de se casar, também não veio para o Brasil.

Gino se casou com senhora Iole Pellin Tombolato, com quem teve três filhos: Eliane, Bruna e Fábio. Hoje, aos 74 anos, conta sua trajetória para a Folha de Pedrinhas e você pode conferir mais detalhes na edição impressa dessa semana e a reportagem completa em nossa revista especial de setembro.

Da Redação

Folha de Pedrinhas

Leia Também