Destaque MIT Pedrinhas Paulista Pedrinhas Paulista

Ludovica Franz: uma vida dedicada à saúde dos pedrinhenses

A 13ª entrevista da série sobre a trajetória dos imigrantes italianos de Pedrinhas Paulista é com Ludovica Ceccarel Franz. Ela chegou ao Brasil com 17 anos de idade e completou recentemente 82 anos. A imigrante recebeu a reportagem da Folha de Pedrinhas em sua casa e falou sobre sua vida aqui no Brasil.

Vinda de Treviso, na região do Veneto, Ludovica se casou com Sérgio Franz (in memorian) na Itália e logo em seguida o casal veio para o Brasil. Ela se lembra do momento de despedida de sua terra natal, uma cidadezinha cercada de belas montanhas. Disse que foi um momento de dor, pois estava deixando o lugar onde nasceu e seus familiares para vir para uma terra distante.

Ela falou dos passeios com sua mãe naquelas montanhas, as grossas luvas de lã, as botas quentinhas, a neve do inverno. São lembranças de um passado distante, mas muito feliz.

A imigrante construiu sua vida ao lado de seu marido Sérgio Franz e sua trajetória vida sempre esteve ligada à área da Saúde. “Na minha juventude trabalhei como voluntária no hospital da cidade e esta experiência me ajudou muito a conhecer novas realidades e a crescer como ser humano”, conta Ludovica.

Confira mais detalhes desta história na edição impressa da Folha de Pedrinhas e a matéria completa na revista especial de setembro.

Da Redação

Folha de Pedrinhas

Leia Também