Destaque saúde

Indaiatuba registra primeiro caso da nova variante da Covid-19 no Brasil, a XBB.1.5

A prefeitura de Indaiatuba/SP confirmou na tarde de sexta-feira, dia 06, que a moradora de 54 anos infectada pela variante XBB.1.5 da Covid-19 apresentou apenas sintomas leves e viajou para os Estados Unidos em outubro. Este é o primeiro caso confirmado até o momento no Brasil. A coleta do exame da paciente foi realizada em novembro e a Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo foi notificada na quinta-feira, dia 05, sobre o caso.

A paciente não precisou ser internada e não há outros casos suspeitos da variante em Indaiatuba. Além disso, o marido e os filhos dela também fizeram um período de isolamento e não desenvolveram sintomas da doença.

A Organização Mundial da Saúde confirmou que a XBB.1.5 tem uma “vantagem de crescimento” sobre outras variantes identificadas até o momento, mas reforçou que não há indicação de que ela seja mais grave ou prejudicial do que as anteriores.

O que é a XBB.1.5? – Trata-se de uma ramificação da variante ômicron, sendo a dominante no mundo atualmente. Ela superou as variantes anteriores de coronavírus, como a Alfa, Beta, Gama e Delta, desde que surgiu no final de 2021. Pesquisas indicam que os sintomas são semelhantes aos das cepas anteriores e que a maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas semelhantes aos do resfriado.

Leia Também