Destaque Pedrinhas Paulista

Jovem de Pedrinhas Paulista é contratado por time italiano

 

Atleta foi contratado pela Lazio na Itália

Mais um antigo morador de Pedrinhas Paulista está brilhando mundo afora, mais especificamente na Itália, país de natal dos primeiros desbravadores do município. O jovem André Anderson Pomilio Lima da Silva foi contratado pela Lazio e já se encontra em treinamento em terras italianas.

Filho de Devani Lourenço da Silva e Andréa Pomilio Lima da Silva e irmão de Andrey Lourenço Pomilio Lima da Silva, ele nasceu no dia 23 de setembro de 1999 em Maracaí, mas residiu em Pedrinhas Paulista.

Desde criança sempre conviveu e teve o incentivo do nono Celso Silva de Lima, da nona Silvana Pomilio de Lima, do nono Vitale e da nona Carla e da avó Ambrozina Esméria de Souza (in memorian), além das tias Vanessa e Priscila.

A reportagem da Folha de Pedrinhas conversou com a nona Silvana, que contou um pouco da trajetória do atleta. Ela disse que a infância do neto foi normal, como de qualquer menino da sua idade. Aos 3 anos frequentou o jardim da infância e aos 6 anos foi para a escola até os 8 anos em Pedrinhas.

O início no esporte foi aos 5 anos de idade, quando André entrou em uma escolinha de futebol em Pedrinhas. “Mas desde os primeiros passos demonstrava afinidade com a bola, talvez porque tenha nascido numa família que ama futebol, que respira futebol, que vive o futebol”, conta a avó.

Silvana disse que ela, o nono Celso, o pai Fani, fanáticos por futebol, começaram a incentivá-lo no futebol desde cedo. “Várias vezes o nono Celso o levou ao campinho do padre para ensinar futebol. Também construímos um campinho no fundo de casa, onde até levava coleguinhas para treinar. Ele ensinou ao André a dominar a bola e finalizar, dentre outros macetes do futebol”, relata.

 

Trabalho

Com a vontade e o talento, era hora de o menino André começar a alçar voos mais altos. Realizou quatro avaliações no São Paulo Futebol Clube, no CT de cotia, e teve resultado positivo em cada uma delas.

Ele também passou por duas avaliações no futsal do Santos FC, (passou na segunda) e por outras duas avaliações no futebol de campo do Santos FC, por intermédio da Escolinha Meninos da Vila Ponta da Praia, franqueada ao Santos FC. Ele também passou na segunda avaliação e ainda na seleção brasileira de futebol sub 18.

Silvana lembrou que foram muitas as dificuldades superadas. “Havia a ambientação por morar numa cidade grande e a situação financeira, porque, quando morávamos em Pedrinhas, tudo era perto, não pagávamos aluguel, tinha segurança. Mas depois, morando em Santos, surgiram despesas como aluguel, deslocamento de casa até a escola, escolinhas centro de treinamento”.

 

Santos

No Santos, André não realizou apenas o seu sonho. “O seu sonho era primeiramente ser um atleta profissional. Por residir em Santos, realizou o sonho do nono Celso e do pai Fani – santistas fanáticos – de jogar no time”.

Ele ficou no Santos por cerca de nove anos, passando pelas categorias sub 11, sub 13, sub 15, sub 17 e sub 20.

 

Itália

Silvana explicou que, segundo o empresário de André, já vinha sendo feito um monitoramento por parte de alguns times da Europa desde 2016.

Na categoria sub 17, o jovem foi artilheiro do Campeonato Paulista 2016 com 15 gols e artilheiro da Copa do Brasil sub 17 no mesmo ano com sete gols. “A Lazio então apresentou uma proposta de um contrato de cinco anos”.

Agora, o jovem pretende brilhar cada vez mais nos gramados. “As expectativas do André são muito grandes, mesmo porque ele tem dupla cidadania e sonha em representar a seleção brasileira ou italiana”, anuncia a nona.

 

Família

Com estas e as futuras conquistas, Silvana deseja que o neto se supere cada vez mais. “Esperamos que ele sempre nos encha de orgulho, os pais e a cidade onde cresceu e que sirva de exemplo para todos os garotos, com perseverança e humildade na luta de um ideal”, diz. “Que ele sempre leve o bom nome de Pedrinhas Paulista por onde passar, como fez até hoje”, acrescenta. “O nosso grande desejo é que ele seja um craque no seu time e depois na seleção”.

 

Títulos

O jogador é um colecionador de títulos. Em Pedrinhas, foi campeão e artilheiro em todos os campeonatos disputados. Com apenas 8 anos, no sub 13 do time de Maracaí, foi vice-campeão. Foi campeão, capitão, artilheiro e destaque em dois jogos na Copa TV Tribuna de Futsal Escolar pelo colégio Unisanta, onde estudava. Foi campeão e artilheiro pelo G5, time de futsal, society e praia da cidade de Santos. Foi campeão, capitão e destaque do Santos no Torneio Brasil-Japão, realizado no Estádio Nacional. Foi vice-campeão do Torneio Tokyo Internacional, disputado no Japão pelo Santos.

 

Agradecimentos

Silvana destacou que algumas pessoas foram fundamentais para o sucesso profissional do André. Uma delas é Andréa, que sempre levava o André nos lugares, em Maracaí, na escola, nas escolinhas, no centro de treinamento. “No Santos, era ela quem corria atrás de tudo para ele, como documentação, viagens”.

Ela mencionou também o professor de karatê do jovem, sensei Valdemar. “Ele contribuiu na formação do excelente caráter do André, que chegou a sagrar-se campeão brasileiro de karatê, com somente 8 anos de idade, em competição realizada em Assis, além de vários títulos de campeão no dojô”.

Ela também deixou agradecimentos especiais aos professores de Pedrinhas, Claudinho E Roberto Mé; professores de Maracaí, Ronaldo e Fernando; professores de Santos, Gino Mattos, Baccarat, Edu, e Dan Paschoal, José Luiz e Márcio Alexandre (Escolinha Meninos Da Vila).

Do Santos FC ela agradeceu ao André Alves e Aarão Alves (filhos de Manoel Maria).

“Enfim, gostaria de agradecer a todos que ajudaram na trajetória da carreira do André e um agradecimento profundo ao Santos FC”.

Leia Também