Destaque Pedrinhas Paulista

O céu é o limite: Pedrinhas Paulista é eleita a ‘Terceira Melhor Gestão do Estado de São Paulo’

Excelência, competência e profissionalismo em Gestão pública coloca Pedrinhas Paulista em destaque no cenário estadual e nacional

 

A cidade de Pedrinhas Paulista vem acumulando números expressivos quando o assunto é excelência em Gestão Pública. A atual administração, sob o comando do prefeito Freddie Nicolau e da vice Ana Claudia Gaeta Di Raimo, vem fazendo história e alcançando altos índices de aprovação, seja ela popular ou por institutos renomados de pesquisas.

O esforço foi reconhecido na noite da última quinta-feira, 10 de novembro, com o município sendo destaque em um grande evento realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila (empresa que presta consultoria internacional em gestão) e com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Na ocasião, o prefeito Freddie Nicolau e a vice Ana Claudia Gaeta Di Raimo subiram no palco montado nos estúdios da Band em São Paulo para receber o prêmio Band Cidades Excelentes. A direção da TV Bandeirantes entrou em contato com a produção do jornal Folha de Pedrinhas e confirmou que o programa completo será exibido dia 20 de novembro, às 23h30.

O município, conhecido como um pedaço da Itália no Brasil, agora ganha um novo destaque: o título de 3ª melhor Gestão do Estado de São Paulo, entre as cidades com até 30 mil habitantes. Além da importância estadual, pode-se dizer que a cidade é referência nacional, uma vez que conseguiu, também, ser eleita a 25ª melhor gestão pública do Brasil. Para que os leitores deste periódico e a população em geral possam mensurar a grandeza deste feito, Pedrinhas Paulista foi vencedora da maior categoria, que é a média de todos os principais indicadores como saúde, educação, infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico, eficiência em gestão fiscal e transparência.

A conquista coloca a cidade em outro patamar, porque trata-se não apenas de uma conquista isolada, mas sim de uma somatória de excelência, competência e profissionalismo em gestão pública, ratificando que Pedrinhas Paulista é um município diferenciado e, segundo pesquisas realizadas por renomados institutos, muito bem administrado.

Na tarde desta sexta-feira, 11 de novembro, o prefeito Freddie conversou com a reportagem da Folha de Pedrinhas e falou sobre a expressiva conquista: “É um orgulho estar à frente do município em um momento como esse, diante de um prêmio de um instituto imparcial e que tem como objetivo reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão de todos os municípios do Brasil”, disse. Os critérios do prêmio são técnicos, reunindo dados públicos de todas as cidades brasileiras.

Para Freddie, a governança do dia a dia de Pedrinhas foi o que tornou o prêmio Band Cidades Inteligentes possível. Ele destacou a saúde, usando como exemplo a alta aderência à vacinação contra a Covid-19 (o que conferiu à cidade uma das menores taxas de mortalidade). Outro ponto ressaltado pelo prefeito foi a evolução educacional, a partir do resultado do IDEB, que mostrou que o município teve o maior crescimento de notas da região. A eficiência fiscal na administração dos recursos públicos também foi lembrada por Freddie, que afirmou que a cidade vive um momento de estabilidade na organização financeira.

Finalizando a entrevista, o prefeito aproveitou para agradecer: “Esse prêmio nada mais é do que o resultado de tudo aquilo que a nossa administração tem feito em termos de serviços públicos ofertados ao povo de Pedrinhas Paulista. Quero dividir a conquista com a vice prefeita Ana Claudia, com toda nossa equipe de Secretários e coordenadores municipais, além da Câmara de Vereadores, colaboradores municipais, demais funcionários e, claro com a população. Eu sempre disse que, com muito trabalho, seria possível colocar Pedrinhas como uma das 50 melhores cidades brasileiras. Estamos felizes e cientes que, agora, aumentou a responsabilidade de manter o nível”, concluiu.

O que é o prêmio Band Cidades Excelentes? – É um trabalho que tem como objetivo valorizar o esforço de gestores públicos que desempenham com excelência suas funções e merecem ser reconhecidos.

Buscando prefeitos inovadores, empreendedores e, principalmente, bons gestores, o Grupo Bandeirantes de Comunicação criou, em conjunto com o Instituto Áquila, o Prêmio Band Cidades Excelentes. Ele contempla as melhores cidades em indicadores como educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade; sustentabilidade; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; governança, eficiência fiscal e transparência.

O prêmio é realizado em duas etapas, sendo uma estadual e outra nacional. Além disso, as cidades participantes dividem-se entre aquelas com população inferior a 30 mil habitantes; de 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Referência em gestão – Há tempos a cidade de Pedrinhas Paulista vem se destacando em diversos setores. Na saúde, por exemplo, campanhas de conscientização como o “Outubro Rosa”, na prevenção ao câncer de mama e o “Novembro Azul”, contra o câncer de próstata, mobilizam todos os anos centenas de pedrinhenses. Na última semana, inclusive, a administração municipal conseguiu uma nova Van com acessibilidade para transportar pacientes que necessitem ir a outras cidades.

Outro exemplo de eficiência fica por parte da educação municipal de Pedrinhas. Recentemente, o governo federal divulgou dados do IDEB (que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, medido a cada dois anos por meio da aplicação de uma prova nas escolas), referente ao ano de 2021. A cidade foi uma das únicas a ter aumento na nota em relação ao índice anterior, obtendo média 6,9 (contra 6,6 registrados em 2019).

Leia Também