Destaque Pedrinhas Paulista

Pedrinhas Paulista: Ninguém se contamina porque quer. Estamos em uma pandemia

 

O funcionário público da Prefeitura de Pedrinhas Paulista, Rafael Timóteo, teve a coragem de expor sua situação de provável contaminação da Covid-19, por meio das redes sociais.

Em minha opinião, casos suspeitos e positivos deveriam ser divulgados, visando a proteção das outras pessoas que entraram em contato com o cidadão.

Uma pessoa que testou positivo, mas não divulga sua condição, deixa a pergunta: como as pessoas que tiveram contato com ela vão ficar sabendo? E este cidadão que teve contato com o caso positivo, poderia prevenir uma possível situação para não transmitir o caso para uma pessoa mais idosa. Quem é o responsável nesta situação?

A Secretaria da Saúde de Pedrinhas tem publicado em seus comunicados que “fere a ética e a lei qualquer identificação por parte dos órgãos de saúde e, por isso, não serão divulgados dados dos casos positivos ou suspeitos”. Acredito que eles estão certos em seguir a ética, mas se a lei não permite a divulgação por parte dos órgãos competentes, cabe ao cidadão pedrinhense que testou positivo ou que tenha fortes indícios de contaminação, informar a população e as pessoas que estiveram ao seu redor.

Não existe desonra nenhuma em estar contaminado pela Covid-19. Ninguém se contamina porque quer. Estamos em uma pandemia.

Tomos podem expor sua opinião, esta é a minha.

Leia Também