Destaque Pedrinhas Paulista saúde

Piso da enfermagem: Após prefeito Freddie Nicolau enviar projeto de reajuste salarial, Legislativo deve votar a matéria em sessão extraordinária desta segunda-feira, dia 18

O prefeito de Pedrinhas Paulista, Freddie Nicolau, anunciou uma medida importante para valorizar os profissionais de enfermagem do município. Após a obtenção de um repasse de verba federal, o prefeito tomou a iniciativa de dar entrada em um projeto de lei visando ao aumento do piso salarial desses dedicados profissionais.

Uma vez aprovado pela Câmara Municipal, o projeto trará melhorias significativas nas condições de trabalho e remuneração dos profissionais de enfermagem, o que, por sua vez, contribuirá para a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Antes dessa nova etapa, porém, houve todo um trâmite burocrático, desde o Congresso Nacional até o STF, conforme falou o Prefeito Freddie Nicolau em entrevista à Folha de Pedrinhas.

“Tivemos a aprovação de uma lei no Congresso Nacional sobre o piso dos profissionais da saúde. Em seguida, atendando à manifestação de diversos movimentos, o STF na época acabou paralisando o repasse, temendo impacto negativo nas Santas Casas. Depois, em junho, o Supremo liberou a suspensão, mas afirmando que o Governo Federal que repassaria o recurso às prefeituras municipais”, esclareceu Freddie.

E foi o que a Prefeitura de Pedrinhas Paulista fez: aguardou a liberação da verba: “Nós recebemos, agora em agosto, mais de 40 mil reais para que a gente pagasse, de forma retroativa, a diferença para cada profissional, equivalente de maio a agosto. Tendo em vista essas inconsistências, fizemos uma reunião entre Prefeitura e Câmara Municipal, no Cine Teatro, junto aos profissionais de enfermagem, para explicar a situação”, alegou o prefeito.

Com a verba em mãos, chegou a hora dos profissionais desta área tão importante para a saúde receberem o reajuste: “Já encaminhamos esse valor para a Câmara autorizar. Tão logo, os profissionais receberão esse dinheiro. E já preenchemos o cadastro e estamos aguardando mais repasses”, afirmou Freddie, garantindo que todas as vezes que o Governo Federal liberar a verba, ela será usada para este reajuste salarial para os profissionais da saúde.

“Só receberam o recurso os municípios que aguardaram o repasse, então dessa forma conseguimos economizar mais de 400 mil reais do caixa da Prefeitura e, da mesma forma, vamos agilizar o pagamento para os profissionais da enfermagem”, encerrou Freddie Nicolau.

Leia Também