Destaque Pedrinhas Paulista

Porque o sacrário fica vazio e aberto após a celebração de Lava Pés?

Após a celebração da missa de Lava Pés e a instituição da Eucaristia, o sacrário fica vazio e aberto, por quê? O pároco de Pedrinhas Paulista, padre José Martins, tirou esta dúvida.

Disse que a grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que uma pessoa pode ir. O sábado está no próprio coração do Tríduo Pascal. “Entre a morte da sexta-feira e a ressurreição do domingo, nos detemos no sepulcro. Este estado de Cristo morto é o mistério do sepulcro e da descida à mansão dos mortos. É o mistério do Sábado Santo em que Cristo depositado na tumba manifesta o grande repouso sabático de Deus depois de realizar a salvação dos homens, que estabelece na paz o universo inteiro”.

Segundo o padre, embora Jesus esteja vivo e ressuscitado, a Igreja celebra através destes gestos, como por exemplo, o sacrário vazio.

A celebração no sábado à noite é uma vigília em honra ao Senhor, segundo uma antiquíssima tradição (Ex. 12, 42), de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35 ss), tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa.

De acordo com o padre José Martins, a celebração do Sábado Santo é a mais importante do Catolicismo, pois celebra a vitória de Jesus sobre a morte, sua ressurreição para nunca mais morrer. Toda celebração da Vigília Pascal é realizada durante a noite, de tal maneira que não se deva começar antes de anoitecer ou terminar na aurora do domingo.

A missa, ainda que se celebre antes da meia noite, é a Missa Pascal do Domingo da Ressurreição. Os que participam desta missa podem voltar a comungar na segunda Missa de Páscoa.

Todos os fiéis de Pedrinhas Paulista estão convidados para a grande celebração da Vigília Pascal que ocorre amanhã, sábado, 31, às 19h30 na Igreja, Matriz de São Donato.

Da Redação

Folha de Pedrinhas

Leia Também