Teve início no último dia 4 de março na Paróquia São Donato de Pedrinhas Paulista, a realização das Procissões Penitenciais. Segundo padre Oldeir, a Quaresma é um período de preparação da Páscoa que é marcado por práticas de penitência, celebrações especiais como jejuns, procissões penitências e obras de caridade.
Durante este período de Quaresma todas as sextas feiras serão realizadas ‘Procissões Penitenciais’ tendo início às 5h30 da manhã e com saída em diversos pontos da cidade.
Nesta sexta-feira, dia 11, a celebração teve início com saída do Santuário San Pio de Pietrelcina de Pedrinhas Paulista, na oportunidade os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade com cânticos e orações até a Igreja Matriz de São Donato, ao final da procissão padre Oldeir realizou a celebração da santa Missa.
Padre Oldeir, responsável pela comunidade católica de Pedrinhas Paulista, convida os fiéis para estarem aproveitando este tempo forte de conversão que a Igreja coloca à disposição dos fiéis. Confira no cartaz abaixo os locais e datas da realização de cada procissão. Todas as sextas-feiras logo após a procissão ocorre a celebração da Santa Missa.
Quaresma
A Quaresma é um período de preparação que antecede a Páscoa na tradição cristã. Tradicionalmente, esse período se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos.
A Quaresma, por ser um período de preparação, é enxergada, sobretudo na tradição católica, como o momento propício para a realização de jejuns, caridades e bastante oração. O objetivo da realização dessas obras é parte de um esforço para que o fiel amplie sua devoção a Deus e se arrependa dos seus pecados. A palavra “Quaresma” vem do termo Quadragesima, que em latim significa “quarenta dias”.
Quando surgiu a Quaresma?
A Quaresma é uma prática da Igreja Católica que se consolidou no século IV d.C., mais precisamente no ano de 325, quando ocorreu o Primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio consistiu basicamente em um encontro de bispos para debater questões importantes relativas à fé cristã nos primórdios da Igreja.
Nesse concílio foi formulado, por exemplo, o Credo Niceno, uma profissão da fé cristã. Além disso, estabeleceu-se a data da Páscoa.
Práticas da Quaresma
Como vimos, a prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período. É muito tradicional que aqueles que realizam o jejum não consumam carne vermelha, ou mesmo doces ou bebidas alcoólicas, por exemplo. Do que será o jejum fica a critério de cada fiel.
No que se refere ao consumo de carnes, é muito comum a abstinência de carne durante a Sexta-Feira Santa. Tradicionalmente nesse dia muitos preferem consumir carne de peixe e abstêm-se de consumir carne vermelha ou de frango.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.
Participar do Grupo