Destaque Pedrinhas Paulista

Decisão sobre a realização das Eleições Municipais deve ser tomada até o próximo mês

A Folha de Pedrinhas fez um levantamento para saber sobre a realização das eleições municipais deste ano, que estão marcadas para ser realizadas em outubro.

Segundo declarações recentes de autoridades do judiciário, existe uma grande probabilidade de um adiamento do pleito.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, eleito o próximo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse no início do mês de maio que as datas das eleições municipais de 2020 podem ser alteradas. Ele espera que o assunto seja decidido em junho. O 1º turno está marcado para 4 de outubro. O adiamento pode ser forçado pela pandemia da covid-19. A declaração foi feita em uma videoconferência da AMB.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, avaliou recentemente como “inevitável” a suspensão das eleições municipais de outubro, por causa do novo coronavírus.

“Eu entendo que a suspensão da eleição é inevitável. Se aquilo que está sendo projetado se confirmar, não há possibilidade de acontecer eleições”, afirmou Aroldi.
O presidente da CNM disse que a entidade decidiu não encampar oficialmente uma proposta de adiamento das eleições para não sinalizar que está usando da crise do coronavírus em prol dos mandatos de prefeitos.

Incertezas seguem. E, com o passar dos dias, será necessário uma decisão em definitivo, pois para a realização de uma eleição é preciso seguir os prazos estipulados, como período de convenção, campanha eleitoral e entre outros.

De momento, resta-nos aguardar, pois temos uma certeza, tudo segue indefinido.

Leia Também